Aula sobre Amazonia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Amazônia é uma das regiões mais importantes do Brasil e do mundo por sua riqueza natural, biodiversidade e importância para o equilíbrio ambiental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a região e suas características, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que irá estimular o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue um texto sobre a Amazônia para cada grupo. Os alunos deverão ler e destacar as informações mais importantes sobre a região.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Em seguida, os grupos deverão criar um mapa conceitual, que deve ser feito em uma folha de papel sulfite e com canetas coloridas.Etapa 3 - Socialização
Após a criação do mapa conceitual, os alunos deverão socializar suas ideias com a turma, explicando cada um dos tópicos e subtópicos escolhidos.Etapa 4 - Apresentação
O professor deverá fazer uma apresentação sobre a biodiversidade da Amazônia, mostrando imagens e vídeos sobre animais e plantas da região.Etapa 5 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental e para a economia do país, criando um texto explicativo sobre o assunto.Etapa 6 - Compartilhando ideias
Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas descobertas sobre a região.Etapa 7 - Reflexão
Para finalizar a aula, o professor deverá propor uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e como cada um pode contribuir para a proteção da região.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e como cada um pode contribuir para a proteção da região.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Qualidade do texto explicativo sobre a importância da Amazônia.
- Clareza e objetividade na apresentação dos tópicos e subtópicos escolhidos para o mapa conceitual.
- Participação na reflexão final sobre a importância da preservação da Amazônia.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos para a leitura do texto sobre a Amazônia.
- Fazer uma apresentação sobre a biodiversidade da região.
- Propor a reflexão final sobre a importância da preservação da Amazônia.
Ações do aluno
- Ler e destacar as informações mais importantes sobre a Amazônia.
- Criar um mapa conceitual sobre a região.
- Pesquisar sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental e para a economia do país.