Aula sobre Amazonia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Amazônia é uma das regiões mais importantes do Brasil e do mundo por sua riqueza natural, biodiversidade e importância para o equilíbrio ambiental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a região e suas características, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que irá estimular o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue um texto sobre a Amazônia para cada grupo. Os alunos deverão ler e destacar as informações mais importantes sobre a região.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Em seguida, os grupos deverão criar um mapa conceitual, que deve ser feito em uma folha de papel sulfite e com canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Socialização

    Após a criação do mapa conceitual, os alunos deverão socializar suas ideias com a turma, explicando cada um dos tópicos e subtópicos escolhidos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    O professor deverá fazer uma apresentação sobre a biodiversidade da Amazônia, mostrando imagens e vídeos sobre animais e plantas da região.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental e para a economia do país, criando um texto explicativo sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Compartilhando ideias

    Os alunos deverão apresentar seus textos para a turma, compartilhando suas descobertas sobre a região.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Para finalizar a aula, o professor deverá propor uma reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e como cada um pode contribuir para a proteção da região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia e como cada um pode contribuir para a proteção da região.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Qualidade do texto explicativo sobre a importância da Amazônia.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos tópicos e subtópicos escolhidos para o mapa conceitual.
  • Participação na reflexão final sobre a importância da preservação da Amazônia.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a leitura do texto sobre a Amazônia.
  • Fazer uma apresentação sobre a biodiversidade da região.
  • Propor a reflexão final sobre a importância da preservação da Amazônia.

Ações do aluno

  • Ler e destacar as informações mais importantes sobre a Amazônia.
  • Criar um mapa conceitual sobre a região.
  • Pesquisar sobre a importância da Amazônia para o equilíbrio ambiental e para a economia do país.