Ambiguidade

Nessa aula de Português vamos aprender sobre ambiguidade e como evitar essa armadilha da linguagem. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Para acabar com a ambiguidade e dizer que o médico, que estava preocupado, atendeu seu paciente, a forma correta de escrever é:

    A) O médico atendeu o paciente preocupado.

    B) O médico, preocupado, atendeu o paciente.

    C) O paciente, preocupado, foi atendido pelo médico.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A ambiguidade é um recurso linguístico que pode ser encontrado em diversos tipos de textos, desde uma simples conversa do dia a dia até em textos literários. Ela acontece quando uma palavra, expressão ou frase pode ter mais de um significado, causando dúvida ou confusão no entendimento do que está sendo dito.

    Nesta aula, os alunos estudarão o tema da ambiguidade e a sua relação com os recursos de coesão sequencial, como as conjunções e articuladores textuais. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A ambiguidade é um recurso linguístico muito comum na língua portuguesa que gera diferentes interpretações de um mesmo texto. Ela ocorre quando uma palavra ou expressão pode ter mais de um sentido, ou quando uma frase pode ser interpretada de diversas formas. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa de _Gamificação_, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que eles desenvolverão para explorar a temática da ambiguidade. O objetivo do jogo é fazer com que os jogadores entendam a importância de compreender as diferentes interpretações de um mesmo texto para evitar mal-entendidos e confusões.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A ambiguidade é um recurso linguístico que consiste em um termo, expressão ou frase que pode ter mais de um sentido ou interpretação. É comum encontrarmos exemplos de ambiguidade no cotidiano, seja em propagandas, piadas ou até mesmo em textos literários. Nesta aula, os alunos trabalharão a habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais) por meio da criação de templates de Dinâmica dos 3 Qs. A metodologia ativa escolhida é a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão se preparar previamente assistindo a um vídeo explicativo sobre ambiguidade e coesão sequencial.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A ambiguidade é um recurso muito utilizado na língua portuguesa. Ela ocorre quando uma palavra ou expressão pode ter mais de um sentido, o que pode levar a diferentes interpretações do texto. Esse recurso é muito utilizado na literatura, nas piadas e também na comunicação do dia a dia. Nessa aula, os alunos irão explorar a ambiguidade em textos e aprender a identificar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial, como as conjunções e articuladores textuais. A metodologia utilizada será o _Design Sprin_t, que consiste em um processo de criação em equipe, com etapas bem definidas e foco em soluções rápidas e eficazes.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    A ambiguidade é um recurso linguístico utilizado na construção de sentidos múltiplos em um texto. Ela pode ser encontrada em diferentes gêneros textuais, como poesias, músicas, contos, entre outros. No cotidiano dos estudantes, a ambiguidade pode ser vista em propagandas, memes, histórias em quadrinhos, letras de músicas, etc. Nesta aula, eles irão aprender a identificar e analisar a ambiguidade em textos, compreendendo como ela pode interferir na construção de diferentes significados. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia, permitindo que eles se coloquem no lugar dos personagens do texto e analisem suas atitudes, pensamentos e sentimentos.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A ambiguidade é um recurso linguístico que consiste na utilização de termos ou expressões que possuem mais de um significado, podendo gerar interpretações diferentes dependendo do contexto em que são utilizados. É comum encontrarmos ambiguidades em textos literários, publicitários, políticos e até mesmo em conversas cotidianas. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar diferentes possibilidades de significados em textos, a partir da identificação dos recursos de coesão sequencial, como as conjunções e articuladores textuais.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: