Aula sobre Ambiguidade
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A ambiguidade é um recurso muito utilizado na língua portuguesa. Ela ocorre quando uma palavra ou expressão pode ter mais de um sentido, o que pode levar a diferentes interpretações do texto. Esse recurso é muito utilizado na literatura, nas piadas e também na comunicação do dia a dia. Nessa aula, os alunos irão explorar a ambiguidade em textos e aprender a identificar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial, como as conjunções e articuladores textuais. A metodologia utilizada será o _Design Sprin_t, que consiste em um processo de criação em equipe, com etapas bem definidas e foco em soluções rápidas e eficazes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, a ambiguidade, e explique como ela pode ser encontrada em textos e na comunicação do dia a dia. Mostre exemplos de como a ambiguidade pode gerar diferentes interpretações e como isso pode ser usado de forma criativa na literatura e em outras áreas.Etapa 2 - Entender
Divida os alunos em grupos e cada grupo receberá um texto com ambiguidades. Eles deverão ler o texto e identificar as ambiguidades presentes, discutindo em grupo as possíveis interpretações. Cada grupo deverá escolher uma ambiguidade para trabalhar na sequência.Etapa 3 - Esboçar
Oriente os alunos na criação de um mapa mental ou de um esquema para representar as possíveis interpretações da ambiguidade escolhida pelo grupo. Eles deverão usar os recursos de coesão sequencial para organizar as ideias e apresentar as diferentes interpretações possíveis.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo deverá escolher uma das interpretações da ambiguidade para trabalhar na sequência. Eles deverão justificar a escolha e apresentar os argumentos que sustentam essa interpretação.Etapa 5 - Prototipar
Os grupos deverão criar um texto que expresse a interpretação escolhida, utilizando os recursos de coesão sequencial para tornar o texto mais claro e coeso. Eles deverão apresentar o texto para os colegas e discutir as escolhas feitas.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus textos e discutir as diferentes interpretações possíveis. Eles deverão identificar as ambiguidades presentes em cada texto e discutir como as escolhas de palavras e estrutura influenciaram na interpretação.Etapa 7 - Conclusão
Resuma as principais aprendizagens da aula e discuta como a ambiguidade pode ser usada de forma criativa na escrita e na comunicação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade dos alunos na escrita e na comunicação.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das ambiguidades presentes no texto.
- Utilização adequada dos recursos de coesão sequencial para tornar o texto mais claro e coeso.
- Criatividade na escolha da interpretação e na escrita do texto.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos básicos.
- Dividir os alunos em grupos e orientar as atividades.
- Fazer perguntas e estimular a discussão entre os grupos.
- Dar feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.
- Fazer a conclusão da aula e reforçar as aprendizagens.
Ações do aluno
- Ler e interpretar o texto com atenção.
- Identificar as ambiguidades presentes no texto.
- Trabalhar em grupo e discutir as diferentes possibilidades de interpretação.
- Utilizar os recursos de coesão sequencial para tornar o texto mais claro e coeso.
- Apresentar e discutir as escolhas realizadas com os colegas.