Aula sobre Ambiguidade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ambiguidade é um recurso linguístico utilizado na construção de sentidos múltiplos em um texto. Ela pode ser encontrada em diferentes gêneros textuais, como poesias, músicas, contos, entre outros. No cotidiano dos estudantes, a ambiguidade pode ser vista em propagandas, memes, histórias em quadrinhos, letras de músicas, etc. Nesta aula, eles irão aprender a identificar e analisar a ambiguidade em textos, compreendendo como ela pode interferir na construção de diferentes significados. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia, permitindo que eles se coloquem no lugar dos personagens do texto e analisem suas atitudes, pensamentos e sentimentos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o conceito de ambiguidade e apresentando exemplos para os alunos. Em seguida, contextualize a atividade que será realizada, explicando como irá funcionar a metodologia _Design Thinking_.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Peça que os alunos formem grupos de até 4 pessoas e escolham um texto que contenha ambiguidade. Cada grupo deve criar um mapa de empatia para um personagem do texto, respondendo às perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir os mapas de empatia criados e apresentar para a turma. Medie a discussão, incentivando a análise da ambiguidade presente no texto.

  4. Etapa 4 - Análise da ambiguidade

    A turma deve analisar em conjunto a ambiguidade presente no texto escolhido, identificando as diferentes possibilidades de interpretação.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos devem produzir um texto curto (máximo de 15 linhas) utilizando a ambiguidade como recurso. Disponibilize diferentes temas para que os alunos possam escolher e criar seus próprios textos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Os alunos devem apresentar seus textos para a turma, que deve identificar as diferentes possibilidades de interpretação e analisar a ambiguidade presente em cada um.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da ambiguidade na construção de sentidos em um texto e incentivando os alunos a aplicar esse recurso em suas produções textuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação e análise da ambiguidade presente no texto.
  • Criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da produção textual.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Compreensão e reflexão sobre o tema trabalhado.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de ambiguidade e apresentar exemplos para os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Disponibilizar temas para a produção textual.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da ambiguidade na construção de sentidos em um texto.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Produzir um texto utilizando a ambiguidade como recurso.
  • Identificar e analisar a ambiguidade presente no texto.
  • Apresentar seus textos para a turma.