Aula sobre Ambiguidade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A ambiguidade é um recurso linguístico muito comum na língua portuguesa que gera diferentes interpretações de um mesmo texto. Ela ocorre quando uma palavra ou expressão pode ter mais de um sentido, ou quando uma frase pode ser interpretada de diversas formas. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa de _Gamificação_, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que eles desenvolverão para explorar a temática da ambiguidade. O objetivo do jogo é fazer com que os jogadores entendam a importância de compreender as diferentes interpretações de um mesmo texto para evitar mal-entendidos e confusões.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explique o que é ambiguidade. Ele poderá utilizar exemplos simples e cotidianos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Introdução à Gamificação

    Explique aos alunos o que é _Gamificação_ e como ela pode ser utilizada em sala de aula para tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente. Utilize vídeos e exemplos de jogos para ilustrar a metodologia.

  3. Etapa 3 - Brainstorm para criação dos jogos

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que fazer um brainstorm sobre o jogo que irão criar. Eles deverão definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo será engajador e um sucesso.

  4. Etapa 4 - Criação dos jogos

    Os alunos terão que criar o jogo em seus grupos, utilizando os conceitos discutidos anteriormente. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Socialização dos jogos

    Cada grupo terá que apresentar seu jogo para a turma. Nessa apresentação, eles deverão explicar como o jogo aborda a temática da ambiguidade e como ele pode contribuir para o aprendizado dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão que discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como eles podem ser utilizados para compreender melhor a ambiguidade.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um breve fechamento da aula, ressaltando a importância de compreender a ambiguidade para evitar mal-entendidos e confusões na comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da comunicação clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa na criação do jogo.
  • Coerência do jogo com a temática da ambiguidade.
  • Qualidade da apresentação e dos argumentos apresentados para justificar a eficácia do jogo.
  • Clareza na comunicação e na defesa das ideias apresentadas.
  • Capacidade de reflexão sobre a importância de compreender a ambiguidade para evitar mal-entendidos e confusões na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Estimular a reflexão e o pensamento crítico.
  • Fazer um fechamento da aula destacando as principais aprendizagens.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre a importância da comunicação clara e objetiva.
  • Participar das discussões em grupo.