Aula sobre Ambiguidade

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ambiguidade é um recurso linguístico que pode ser encontrado em diversos tipos de textos, desde uma simples conversa do dia a dia até em textos literários. Ela acontece quando uma palavra, expressão ou frase pode ter mais de um significado, causando dúvida ou confusão no entendimento do que está sendo dito.

Nesta aula, os alunos estudarão o tema da ambiguidade e a sua relação com os recursos de coesão sequencial, como as conjunções e articuladores textuais. Será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da ambiguidade e sua relação com os recursos de coesão sequencial. Para ilustrar, mostre alguns exemplos de frases ambíguas e discuta com a turma as possíveis interpretações de cada uma.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um texto diferente para analisar e debater.

  3. Etapa 3 - Análise do texto

    Os grupos defensor e opositor recebem o mesmo texto, que contém frases ambíguas. Cada grupo deve identificar as frases ambíguas e discutir as possíveis interpretações de cada uma.

  4. Etapa 4 - Preparação para o debate

    Os grupos defensor e opositor preparam seus argumentos para o debate, utilizando os recursos de coesão sequencial para deixar claro o sentido que estão defendendo. A banca julgadora deve preparar as perguntas que farão aos grupos durante o debate. Oriente os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Debate

    O grupo defensor e o grupo opositor se revezam apresentando seus argumentos e respondendo às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deve anotar as frases ambíguas identificadas pelos grupos defensor e opositor e as possíveis interpretações discutidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma discussão geral sobre o tema e a importância dos recursos de coesão sequencial para evitar ambiguidades em textos. Os alunos devem compartilhar as frases ambíguas e as possíveis interpretações discutidas durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante a elaboração dos argumentos e durante o debate.
  • Utilização adequada dos recursos de coesão sequencial.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Análise crítica das frases ambíguas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Organizar os grupos de forma equilibrada.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a argumentação dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente seguro e respeitoso para a discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração dos argumentos e do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Utilizar adequadamente os recursos de coesão sequencial.
  • Analisar crítica e objetivamente as frases ambíguas.
  • Ser colaborativo e contribuir para o sucesso do grupo.