Aula sobre Ambiguidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ambiguidade é um recurso linguístico que consiste em um termo, expressão ou frase que pode ter mais de um sentido ou interpretação. É comum encontrarmos exemplos de ambiguidade no cotidiano, seja em propagandas, piadas ou até mesmo em textos literários. Nesta aula, os alunos trabalharão a habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais) por meio da criação de templates de Dinâmica dos 3 Qs. A metodologia ativa escolhida é a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão se preparar previamente assistindo a um vídeo explicativo sobre ambiguidade e coesão sequencial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de ambiguidade e apresentando exemplos de frases ambíguas. Em seguida, solicite que os alunos formem grupos para discutir sobre os exemplos apresentados e identificar as diferentes interpretações possíveis. Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Envie previamente aos alunos um vídeo explicativo sobre ambiguidade e coesão sequencial. O vídeo deve apresentar conceitos teóricos e exemplos práticos, além de dicas para identificar e interpretar corretamente frases ambíguas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Após assistir ao vídeo, os alunos deverão criar em seus grupos um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_. Cada campo deve ser preenchido com exemplos práticos de frases ambíguas e suas diferentes interpretações. O objetivo é que os estudantes utilizem o template como uma ferramenta de avaliação pessoal para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos templates

    Os grupos apresentam seus templates para a turma, explicando suas escolhas e discutindo com a classe as diferentes interpretações possíveis de cada exemplo.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Oriente os alunos na criação de um texto em que deverão utilizar recursos de coesão sequencial para evitar a ambiguidade e garantir a clareza e a coerência do texto. Forneça um tema para a produção textual ou deixe que os alunos escolham um assunto de seu interesse.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos leem seus textos em voz alta para a turma, recebendo feedbacks sobre a clareza e a coerência do texto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando a importância da coesão sequencial na construção de textos claros e coerentes, destacando a relevância da habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da criação de templates de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a reflexão sobre a importância da clareza e da coerência na produção textual.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de recursos de coesão sequencial.
  • Clareza e coerência do texto produzido.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Criatividade na construção do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de ambiguidade e apresentar exemplos práticos.
  • Enviar previamente um vídeo explicativo sobre ambiguidade e coesão sequencial.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer feedbacks sobre os textos produzidos pela turma.
  • Encerrar a aula reforçando os pontos principais trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos práticos de frases ambíguas.
  • Produzir um texto utilizando recursos de coesão sequencial.
  • Apresentar o template e o texto produzido para a turma.
  • Receber feedbacks e comentários sobre o texto produzido.