Aula sobre America Latina Aspectos Naturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão estudar sobre os aspectos naturais da América Latina, como a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que ajudará a entender as características dos diferentes povos da região. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos e cotidianos, como a influência da geografia na cultura e economia da América Latina.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Os alunos serão incentivados a pensar de forma criativa e a trabalhar em equipe.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia. Ele deve ser preenchidocom informações sobre os diferentes povos da América Latina (incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, entre outros), refletindo sobre suas histórias, culturas e formas de organização social.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos de 4 a 5 pessoas as informações coletadas no mapa e localizar esses povos em um mapa político da América Latina.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e o mapa de empatia para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar um mapa da América Latina, destacando os diferentes povos da região. Eles deverão utilizar as informações coletadas no mapa de empatia para associá-los aos países atuais.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos irão discutir as informações apresentadas e identificar as relações entre as culturas desses povos e dos atuais habitantes da América Latina.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese da aula e incentivar os alunos a continuarem pensando de forma criativa e a trabalhar em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de análise e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e no trabalho em grupo.
  • Capacidade de identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Qualidade da apresentação do mapa de empatia e do mapa da América Latina.

Ações do professor

  • Incentivar a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação das paisagens da América Latina.
  • Fazer uma síntese da aula e estimular a continuidade do trabalho criativo e em equipe.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia e no trabalho em grupo.
  • Identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Criar um mapa da América Latina destacando as paisagens associadas aos diferentes povos da região.