Aula sobre America Latina Aspectos Naturais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A América Latina é uma região rica em diversidade natural, com paisagens que variam desde montanhas e florestas até planícies e desertos. Além disso, a região abriga uma grande variedade de povos, com culturas e tradições únicas. Nesta aula, vamos explorar os aspectos naturais da América Latina e como eles estão relacionados aos diferentes povos da região. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro, com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e apresentando exemplos de paisagens da América Latina.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um país da América Latina, levantando informações sobre sua geografia, clima, flora e fauna. O professor pode fornecer materiais de pesquisa como livros, revistas, mapas e imagens.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos devem criar um jogo de tabuleiro relacionado aos aspectos naturais do país escolhido.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos devem testar os jogos criados pelos demais, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas pelas cartas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Ao final da atividade, os alunos devem discutir sobre as diferentes paisagens da América Latina e como elas estão relacionadas aos diferentes povos da região. O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância de se estudar os aspectos naturais da América Latina e como eles estão relacionados aos diferentes povos da região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Compreensão dos aspectos naturais da América Latina e sua relação com os diferentes povos da região.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de pesquisa.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre um país da América Latina.
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas aos aspectos naturais do país escolhido.
  • Participar ativamente da discussão sobre as diferentes paisagens da América Latina.