Aula sobre America Latina Aspectos Naturais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A América Latina é uma região rica em diversidade natural, com paisagens que variam de desertos a florestas tropicais. Essa diversidade é influenciada por fatores como a geologia, a climatologia e a biogeografia. Nesta aula, os alunos irão identificar e associar paisagens da América Latina aos diferentes povos da região, por meio da cartografia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
O professor inicia a aula apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, faz uma breve revisão sobre a cartografia e a diversidade natural da América Latina.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 3 - Debate em grupo
Os grupos recebem um mapa da América Latina e devem identificar e discutir as paisagens presentes no mapa, bem como as características geográficas e climáticas de cada região. Em seguida, selecionam uma paisagem e a associam a um povo ou cultura da América Latina, justificando sua escolha.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Com base na discussão em grupo, os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar a associação entre paisagens e povos da América Latina.Etapa 5 - Apresentação dos modelos de avaliação
Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação para a turma. O professor faz uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os modelos.Etapa 6 - Avaliação individual
Os alunos avaliam individualmente as apresentações dos grupos, utilizando o modelo de avaliação criado na etapa 3.Etapa 7 - Conclusão
O professor faz uma síntese da aula e reforça a importância da cartografia e da diversidade natural da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura de mapas e cartografia.
- Identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica.
- Estimular a criatividade e a argumentação.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das paisagens da América Latina.
- Associação correta entre paisagens e povos da região.
- Justificativa clara e coerente para a escolha da associação.
- Apresentação clara e objetiva do modelo de avaliação.
- Uso adequado dos critérios de avaliação para avaliar as apresentações dos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar a discussão em grupo e a criação do modelo de avaliação.
- Promover a apresentação dos modelos e a avaliação individual.
- Fazer a síntese da aula e reforçar a importância da cartografia e da diversidade natural da América Latina.
Ações do aluno
- Identificar e discutir as paisagens da América Latina.
- Selecionar e associar uma paisagem a um povo ou cultura da região.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar o modelo de avaliação para a turma.
- Avaliar as apresentações dos grupos utilizando o modelo de avaliação.