Aula sobre America Latina Aspectos Naturais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A América Latina é uma região rica em diversidade natural, com paisagens que variam de desertos a florestas tropicais. Essa diversidade é influenciada por fatores como a geologia, a climatologia e a biogeografia. Nesta aula, os alunos irão identificar e associar paisagens da América Latina aos diferentes povos da região, por meio da cartografia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor inicia a aula apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, faz uma breve revisão sobre a cartografia e a diversidade natural da América Latina.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos recebem um mapa da América Latina e devem identificar e discutir as paisagens presentes no mapa, bem como as características geográficas e climáticas de cada região. Em seguida, selecionam uma paisagem e a associam a um povo ou cultura da América Latina, justificando sua escolha.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Com base na discussão em grupo, os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para avaliar a associação entre paisagens e povos da América Latina.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos de avaliação

    Cada grupo apresenta seu modelo de avaliação para a turma. O professor faz uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os modelos.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Os alunos avaliam individualmente as apresentações dos grupos, utilizando o modelo de avaliação criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor faz uma síntese da aula e reforça a importância da cartografia e da diversidade natural da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura de mapas e cartografia.
  • Identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por rubrica.
  • Estimular a criatividade e a argumentação.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das paisagens da América Latina.
  • Associação correta entre paisagens e povos da região.
  • Justificativa clara e coerente para a escolha da associação.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo de avaliação.
  • Uso adequado dos critérios de avaliação para avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar a discussão em grupo e a criação do modelo de avaliação.
  • Promover a apresentação dos modelos e a avaliação individual.
  • Fazer a síntese da aula e reforçar a importância da cartografia e da diversidade natural da América Latina.

Ações do aluno

  • Identificar e discutir as paisagens da América Latina.
  • Selecionar e associar uma paisagem a um povo ou cultura da região.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o modelo de avaliação para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos grupos utilizando o modelo de avaliação.