Aula sobre America Latina Aspectos Naturais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os aspectos naturais da América Latina, como a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia. Eles irão identificar as paisagens da região e associá-las aos diferentes povos que habitam a região. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Dividir a turma em 3 grupos e explicar as atividades que cada grupo irá desenvolver.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Geomorfologia

    Nesta estação, os alunos irão identificar as principais formas de relevo da América Latina e criar um mapa com os principais acidentes geográficos da região. Eles também irão destacar as características de cada tipo de relevo.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Biogeografia

    Nesta estação, os alunos irão identificar as principais formações vegetais e animais da América Latina e criar um painel com imagens e informações sobre cada uma delas. Eles também irão destacar as características de cada formação.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos irão apresentar suas atividades para a turma e discutir as principais características das paisagens da América Latina.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e destacar a importância de compreender os aspectos naturais da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos principais aspectos naturais da América Latina.
  • Capacidade de associação das paisagens aos diferentes povos da região.
  • Criatividade e qualidade das atividades desenvolvidas pelos grupos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Habilidade de comunicação e resolução de problemas.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades que cada grupo irá desenvolver.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Identificar as principais formas de relevo, formações vegetais e animais e tipos de clima da América Latina.
  • Criar mapas, painéis e gráficos com as informações coletadas.
  • Apresentar as atividades desenvolvidas para a turma e discutir as principais características das paisagens da América Latina.
  • Participar ativa e colaborativamente nas atividades propostas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas.