Aula sobre America Latina Aspectos Naturais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os aspectos naturais da América Latina, como a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia. Eles irão identificar as paisagens da região e associá-las aos diferentes povos que habitam a região. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Divisão em grupos
Dividir a turma em 3 grupos e explicar as atividades que cada grupo irá desenvolver.Etapa 3 - Estação 1 - Geomorfologia
Nesta estação, os alunos irão identificar as principais formas de relevo da América Latina e criar um mapa com os principais acidentes geográficos da região. Eles também irão destacar as características de cada tipo de relevo.Etapa 4 - Estação 2 - Biogeografia
Nesta estação, os alunos irão identificar as principais formações vegetais e animais da América Latina e criar um painel com imagens e informações sobre cada uma delas. Eles também irão destacar as características de cada formação.Etapa 5 - Socialização
Ao final das estações, os grupos irão apresentar suas atividades para a turma e discutir as principais características das paisagens da América Latina.Etapa 6 - Conclusão
O professor irá fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e destacar a importância de compreender os aspectos naturais da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos principais aspectos naturais da América Latina.
- Capacidade de associação das paisagens aos diferentes povos da região.
- Criatividade e qualidade das atividades desenvolvidas pelos grupos.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Habilidade de comunicação e resolução de problemas.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades que cada grupo irá desenvolver.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos.
Ações do aluno
- Identificar as principais formas de relevo, formações vegetais e animais e tipos de clima da América Latina.
- Criar mapas, painéis e gráficos com as informações coletadas.
- Apresentar as atividades desenvolvidas para a turma e discutir as principais características das paisagens da América Latina.
- Participar ativa e colaborativamente nas atividades propostas.
- Desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas.