Aula sobre America Latina Aspectos Naturais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "América Latina: aspectos naturais" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o tema, apresentando um mapa da América Latina e destacando as principais características naturais da região.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um texto sobre as características naturais de um país da América Latina. Cada grupo deverá ler o texto e fazer um resumo das informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Na aula anterior, os alunos deverão acessar um vídeo ou um texto sobre a geomorfologia, biogeografia e climatologia da América Latina. Durante a aula, os grupos deverão apresentar o que aprenderam e compartilhar as informações com a turma.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Cartografia

    Os alunos deverão receber um mapa da América Latina e identificar as principais características naturais de cada país. Em seguida, deverão associar essas características aos diferentes povos da região.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o tema trabalhado em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deverá fazer uma breve revisão dos principais pontos abordados na aula e destacar a importância de compreender as características naturais da América Latina para entender a diversidade cultural da região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a interação entre os alunos e o compartilhamento de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das características naturais da América Latina.
  • Capacidade de identificar as características naturais de cada país da região.
  • Habilidade em associar as características naturais aos diferentes povos da América Latina.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar um mapa da América Latina e destacar as principais características naturais da região.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na leitura do texto sobre as características naturais de um país da América Latina.
  • Estimular a participação e o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e destacar a importância de compreender as características naturais da América Latina para entender a diversidade cultural da região.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre as características naturais de um país da América Latina.
  • Acessar um vídeo ou um texto sobre a geomorfologia, biogeografia e climatologia da América Latina antes da aula.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar as principais características naturais de cada país da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Participar ativamente em grupo e colaborar com os colegas.