Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos serão apresentados aos conceitos de América Latina e América Anglo-Saxônica. Serão explorados aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia da região, bem como a cartografia. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar aos alunos exemplos de paisagens da América Latina e Anglo-Saxônica, como a Cordilheira dos Andes, a Floresta Amazônica e a cidade de Nova York. O objetivo é que os alunos compreendam como as características naturais da região influenciam a vida das pessoas que vivem lá.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os conceitos de América Latina e América Anglo-Saxônica, explorando as características naturais e culturais de cada região. Utilize mapas e imagens para ilustrar as diferenças entre as duas regiões.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos, organizados em grupos, deverão esboçar ideias sobre como criar um projeto que relacione as características naturais das duas regiões com a vida das pessoas que vivem lá. Utilize post-its e lousas para registrar as ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher a melhor ideia e apresentá-la para a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo do projeto escolhido, utilizando materiais como papel, tesoura, cola, canetas e lápis.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar o seu protótipo para a turma.Ao final das apresentações, dê um feedback para os grupos e oriente os demais grupos a fazer o mesmo.

  7. Etapa 7 - Sistematização

    Finalize essa aula realizando uma sistematização dos assuntos abordados. Utilize a lousa ou flip-chart para realizar esse movimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e dar feedback sobre projetos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das paisagens da América Latina e da América Anglo-Saxônica.
  • Criatividade e originalidade na criação do projeto.
  • Coerência entre as características naturais das regiões e a vida das pessoas que vivem lá.
  • Capacidade de avaliar e dar feedback sobre projetos.

Ações do professor

  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.
  • Oferecer feedback construtivo sobre os projetos criados pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as características naturais da América Latina e da América Anglo-Saxônica.
  • Criar um projeto que relacione as características naturais das regiões com a vida das pessoas que vivem lá.
  • Avaliar e dar feedback sobre os projetos criados pelos colegas.