Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A América Latina e a América Anglo-Saxônica são duas regiões com características geográficas, culturais e históricas distintas. A América Latina é composta por países que falam línguas românicas, como Espanhol e Português, e tem forte influência da cultura indígena e africana. Já a América Anglo-Saxônica é composta por países que falam a língua inglesa e tem uma cultura mais influenciada pelos europeus. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa de empatia, com o objetivo de identificar as diferenças e semelhanças entre essas duas regiões, além de compreender as características geográficas que influenciam a cultura e a história desses povos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos da aula

    Apresente o tema "América Latina e América Anglo-Saxônica" e explique os objetivos da aula:

    Identificar as diferenças e semelhanças entre essas duas regiões.

    Compreender as características geográficas que influenciam a cultura e a história desses povos.


  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia

    Apresente o mapa de empatia e explique cada campo: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam como funciona essa ferramenta e como ela pode ser útil para a compreensão do tema.

  3. Etapa 3 - Identificação das características geográficas

    Os alunos devem pesquisar sobre as características geográficas da América Latina e da América Anglo-Saxônica e preencher o campo "O que ele vê?" do mapa de empatia. Oriente os alunos a buscar informações sobre a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia dessas regiões.

  4. Etapa 4 - Identificação das características culturais

    Os alunos devem pesquisar sobre as características culturais da América Latina e da América Anglo-Saxônica e preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?" e "O que ele fala e faz?" do mapa de empatia. Oriente os alunos a buscar informações sobre a língua, a religião, a culinária, a música e outras manifestações culturais dessas regiões.

  5. Etapa 5 - Identificação das dores e ganhos

    Os alunos devem identificar as dores e ganhos de cada região e preencher o campo correspondente no mapa de empatia. O objetivo é que os alunos compreendam as dificuldades e os desafios enfrentados por esses povos, bem como as conquistas e as realizações que eles alcançaram ao longo da história.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas de empatia

    Os alunos devem apresentar seus mapas de empatia para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre as duas regiões. Oriente a discussão, estimulando os alunos a fazerem conexões entre as informações apresentadas e a compreenderem como as características geográficas influenciam a cultura e a história desses povos.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula, reforçando os objetivos propostos para essa aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferenças e semelhanças entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica.
  • Compreender as características geográficas que influenciam a cultura e a história desses povos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar seus trabalhos de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no preenchimento do mapa de empatia.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa de empatia.
  • Identificação correta das características geográficas e culturais de cada região.
  • Identificação correta das dores e ganhos de cada região.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e o preenchimento do mapa de empatia.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Orientar a síntese final da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do preenchimento do mapa de empatia.
  • Apresentar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar corretamente as características geográficas e culturais de cada região.
  • Identificar corretamente as dores e ganhos de cada região.