Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos estudar as diferenças entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica. A América Latina é composta por países que falam línguas românicas, como o português, espanhol e francês, enquanto a América Anglo-Saxônica é formada por países que falam inglês. Vamos aprender sobre as características físicas, climáticas e culturais dessas regiões e como elas afetam a vida das pessoas que vivem lá. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos vão criar um jogo de tabuleiro para explorar o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve apresentação sobre o tema, explicando as diferenças entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica e destacando as características físicas, climáticas e culturais dessas regiões. Para contextualizar esse momento, apresente um vídeo ou imagens relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia de Gamificação

    Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula. Apresente exemplos de jogos de tabuleiro para inspirar os alunos e explique as regras básicas de criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas para criar o jogo de tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos terão 60 minutos para criar o jogo de tabuleiro, utilizando um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Eles deverão criar perguntas e desafios relacionados ao tema, como por exemplo, "Qual é a capital do Brasil?", "O que é a Cordilheira dos Andes?" ou "Qual é a principal atividade econômica dos Estados Unidos?".

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o seu jogo para a turma e explicará as regras e objetivos do jogo. Os outros alunos poderão jogar e testar os jogos criados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre o que aprenderam com o jogo, quais foram as perguntas mais difíceis e quais foram as estratégias utilizadas para vencer o jogo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realize uma breve conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e associar paisagens da América Latina e da América Anglo-Saxônica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Reforçar a importância da cartografia na compreensão das características físicas e climáticas das regiões.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza e objetividade na elaboração das perguntas e desafios do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Identificação correta das características físicas, climáticas e culturais da América Latina e da América Anglo-Saxônica.
  • Habilidade em associar as paisagens da região aos diferentes povos que lá habitam.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Orientar os alunos na elaboração das perguntas e desafios do jogo.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Colaborar com os colegas na elaboração das perguntas e desafios do jogo.
  • Identificar corretamente as características físicas, climáticas e culturais da América Latina e da América Anglo-Saxônica.
  • Associar as paisagens da região aos diferentes povos que lá habitam.
  • Participar e discutir em grupo após as apresentações dos jogos.