Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A América Latina e a América Anglo-Saxônica são regiões com características geográficas, culturais e históricas distintas. A América Latina é composta por países de língua espanhola e portuguesa, com grande diversidade cultural e étnica, enquanto a América Anglo-Saxônica é composta por países de língua inglesa, com uma cultura mais homogênea. Nesta aula, vamos explorar as paisagens da América Latina e suas relações com os diferentes povos da região, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando as características gerais da América Latina e da América Anglo-Saxônica, utilize um mapa-múndi para localizar os países localizados em cada região. Apresente imagens de paisagens típicas de cada região, como a Cordilheira dos Andes, a Amazônia, as praias do Caribe, entre outras. O objetivo dessa etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um tema relacionado à América Latina, como a Amazônia, a Patagônia, os Andes, entre outros.

  3. Etapa 3 - Debate em grupos

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema escolhido e preparar argumentos para defender sua posição no debate.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Os grupos devem apresentar seus argumentos em um debate em sala de aula, utilizando o modelo de debate crítico. Medie o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e se expressar.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o tema e seus subtópicos. O objetivo dessa etapa é estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e suas diferentes perspectivas.

  6. Etapa 6 - Avaliação do debate

    Os alunos devem avaliar o debate utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. O objetivo dessa etapa é desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e reforçando a importância da compreensão das paisagens da América Latina e suas relações com os diferentes povos da região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e suas diferentes perspectivas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Colaboração com os membros do grupo.
  • Uso adequado do template de avaliação por rubrica.
  • Feedback construtivo aos colegas.

Ações do professor

  • Mediador do debate.
  • Estimulador da participação de todos os alunos.
  • Orientador na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Avaliador do desempenho dos alunos.
  • Síntese dos principais pontos discutidos no debate.

Ações do aluno

  • Participação ativa no debate.
  • Pesquisa sobre o tema escolhido.
  • Criação do template de avaliação por rubrica.
  • Avaliação do debate utilizando o template de avaliação por rubrica.
  • Feedback construtivo aos colegas.