Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos explorar as paisagens da América Latina e América Anglo-Saxônica, que são regiões com características geográficas e culturais muito distintas. Vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo ficará responsável por uma atividade relacionada ao tema. Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie esta aula abordandoo tema proposto, destaque as principais características das paisagens da América Latina e América Anglo-Saxônica. Para auxiliar nesse momento, utilize o mapa do continente americano com objetivo de contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos deverão analisar mapas e imagens de satélite para identificar as principais características da geomorfologia da América Latina e América Anglo-Saxônica. Em seguida, deverão criar um mapa mental com as informações coletadas.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos deverão analisar as características da biogeografia da América Latina e América Anglo-Saxônica. Para isso, deverão observar fotos e vídeos de animais e plantas típicas da região e criar um mural com as informações coletadas.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos deverão analisar as características da climatologia da América Latina e América Anglo-Saxônica. Para isso, deverão observar dados sobre as temperaturas médias, as chuvas e os ventos da região e criar um infográfico com as informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Os alunos se reúnem em um grupo maior e compartilham as informações coletadas em cada estação. Faça uma síntese das principais informações e destaque as diferenças e semelhanças entre as paisagens da América Latina e América Anglo-Saxônica.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o envolvimento dos alunos nas estações, como também as suas produções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a capacidade de análise e síntese dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as principais características da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia da América Latina e América Anglo-Saxônica.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar informações com os colegas.
  • Qualidade do mapa mental, mural e infográfico criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Acompanhar os alunos em cada estação e tirar dúvidas.
  • Fazer uma síntese das informações coletadas pelos alunos e destacar as diferenças e semelhanças entre as paisagens da América Latina e América Anglo-Saxônica.

Ações do aluno

  • Analisar mapas e imagens de satélite para identificar as principais características da geomorfologia da América Latina e América Anglo-Saxônica.
  • Observar fotos e vídeos de animais e plantas típicas da região e criar um mural com as informações coletadas.
  • Observar dados sobre as temperaturas médias, as chuvas e os ventos da região e criar um infográfico com as informações coletadas.