Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, regiões que possuem características distintas em relação à paisagem, clima, bioma e cultura. Para tornar o aprendizado mais interessante e participativo, será utilizado o método da Sala de Aula Invertida, no qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que a cartografia é uma ferramenta fundamental para identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região. Para isso, serão apresentados exemplos práticos que possam apoiar o professor e os estudantes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Em seguida, distribua um material de apoio com informações sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, como mapas, fotos e textos.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos deverão estudar o material de apoio em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula, os alunos irão discutir em grupos sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e explicar as ideias centrais e sub-ideias.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, como a diversidade cultural, as paisagens naturais, as diferenças climáticas e os biomas.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na atividade e dê feedbacks sobre os mapas conceituais criados. Se possível, sugira a exposição dos mapas conceituais produzidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Promover a troca de ideias e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos apresentados nos exemplos práticos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
- Distribuir um material de apoio com informações sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade e dar feedbacks sobre os mapas conceituais criados.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Estudar o material de apoio em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual criado e explicar as ideias centrais e sub-ideias.