Aula sobre America Latina E America Anglo Saxonica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, regiões que possuem características distintas em relação à paisagem, clima, bioma e cultura. Para tornar o aprendizado mais interessante e participativo, será utilizado o método da Sala de Aula Invertida, no qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que a cartografia é uma ferramenta fundamental para identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região. Para isso, serão apresentados exemplos práticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Em seguida, distribua um material de apoio com informações sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, como mapas, fotos e textos.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar o material de apoio em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos irão discutir em grupos sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e explicar as ideias centrais e sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, como a diversidade cultural, as paisagens naturais, as diferenças climáticas e os biomas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade e dê feedbacks sobre os mapas conceituais criados. Se possível, sugira a exposição dos mapas conceituais produzidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Promover a troca de ideias e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados nos exemplos práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
  • Distribuir um material de apoio com informações sobre a América Latina e a América Anglo-Saxônica.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade e dar feedbacks sobre os mapas conceituais criados.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio em casa e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual criado e explicar as ideias centrais e sub-ideias.