Aula sobre America Latina

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A América Latina é uma região que abrange diversos países que possuem características culturais e geográficas únicas. Essa atividade procura introduzir os estudantes a essa região, explorando suas paisagens, povos e características geográficas.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a atividade e contextualize a importância de se estudar a América Latina. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre a América Latina

    Cada grupo irá pesquisar sobre um país da América Latina, levantando informações sobre a sua localização geográfica, clima, paisagens, cultura, economia e outros aspectos relevantes. Os alunos podem utilizar livros, enciclopédias, sites e outras fontes confiáveis de informação.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares com os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem discutir em grupo e chegar a um consenso sobre os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos países

    Cada grupo irá apresentar para a turma as informações que pesquisou sobre o país escolhido. Durante as apresentações, os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado na etapa anterior. Ao final de cada apresentação, o grupo avaliado receberá uma nota de 1 a 5 em cada critério de avaliação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos irão se reunir em grupos novamente para discutir as semelhanças e diferenças entre os países da América Latina apresentados. Guie a discussão com perguntas como "Quais são as semelhanças entre os países apresentados?", "Quais são as diferenças geográficas entre eles?".

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração
  • Identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região
  • Desenvolver habilidades de avaliação e feedback

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar a aula e contextualizar o tema
  • Dividir os alunos em grupos
  • Guiar a discussão após as apresentações
  • Encerrar a aula com uma reflexão

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um país da América Latina
  • Criar um modelo de avaliação por pares
  • Apresentar as informações pesquisadas para a turma
  • Avaliar o desempenho dos colegas segundo o modelo criado
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os países apresentados.