Aula sobre America Latina
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A América Latina é uma região cheia de diversidade cultural, histórica e geográfica. Ela é composta por 20 países e territórios, cada um com suas particularidades. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos identifiquem as paisagens da América Latina e as associem aos diferentes povos da região, utilizando aspectos da geomorfologia, biogeografia e climatologia.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema "América Latina" e seus principais aspectos geográficos. Os alunos deverão pesquisar sobre a região e identificar as principais paisagens e características de cada país. Cada aluno deverá escolher um país para trabalhar.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão criar um mapa do país escolhido utilizando a cartografia. Eles deverão identificar as principais características geográficas, como montanhas, rios, florestas, desertos, entre outros. Também deverão identificar as principais cidades e regiões produtoras.Etapa 3 - Decidir
Os alunos deverão apresentar seus mapas para a turma e discutir as principais características de cada país. Em conjunto, a turma deverá identificar as principais semelhanças e diferenças entre os países.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um projeto de desenvolvimento sustentável para o país escolhido, considerando as características geográficas e culturais da região. Eles deverão pensar em soluções para problemas ambientais, econômicos e sociais, utilizando a cartografia para identificar as áreas mais afetadas.Etapa 5 - Testar
Os alunos deverão apresentar seus projetos para a turma e discutir as soluções apresentadas. Em conjunto, a turma deverá avaliar os projetos e escolher as melhores soluções para cada país.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de soluções para problemas ambientais, econômicos e sociais.
- Promover a integração entre os alunos, através da discussão em grupo e da troca de ideias.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das principais características geográficas do país escolhido.
- Criatividade e coerência na criação do projeto de desenvolvimento sustentável.
- Participação ativa na discussão em grupo e na avaliação dos projetos apresentados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a América Latina e na identificação das principais características geográficas de cada país.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa do país escolhido e na identificação das áreas mais afetadas por problemas ambientais, econômicos e sociais.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos durante todo o processo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a América Latina e identificar as principais características geográficas de cada país.
- Criar o mapa do país escolhido e identificar as áreas mais afetadas por problemas ambientais, econômicos e sociais.
- Criar um projeto de desenvolvimento sustentável para o país escolhido, considerando as características geográficas e culturais da região.