Aula sobre America Latina

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A América Latina é uma região de grande diversidade cultural e geográfica, compreendendo países que falam diferentes línguas e possuem diferentes costumes. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer melhor a região, identificando suas principais características geográficas e culturais.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando a atividade e apresentando o objetivo do jogo: criar um mapa de registro sobre a América Latina. Em seguida, deve introduza o tema, apresentando um mapa da região e destacando suas principais características geográficas.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e orientados a criar um jogo com os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Oriente os alunos a pensar em desafios que estejam relacionados aos conceitos que serão trabalhados, como a localização dos países, as características do clima e da vegetação, entre outros.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e quais são os desafios propostos. Os demais alunos devem avaliar os jogos, considerando os critérios como criatividade, clareza nas regras e adequação aos conteúdos trabalhados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo as principais características da América Latina, relacionando-as aos desafios propostos pelos jogos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do mapa de registro

    Com base nas discussões realizadas, os alunos devem elaborar um mapa de registro sobre a América Latina, contendo informações sobre os países, suas características geográficas e culturais.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma, explicando as informações contidas nele e destacando as principais características da região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuarem explorando a região por conta própria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
  • Identificar as principais características geográficas e culturais da América Latina.
  • Associar as paisagens da região aos diferentes povos que a habitam.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza nas regras do jogo.
  • Adequação aos conteúdos trabalhados.
  • Qualidade do mapa de registro.
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a atividade e apresentar o objetivo do jogo.
  • Orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Avaliar os jogos e incentivar a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Encerrar a aula destacando os principais aprendizados.

Ações do aluno

  • Criar um jogo com os campos propostos.
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos dos demais grupos.
  • Discutir em grupo as principais características da América Latina.
  • Elaborar um mapa de registro sobre a região.
  • Apresentar o mapa para a turma e participar das discussões em grupo.