Aula sobre America Latina

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A América Latina é uma região rica em diversidade cultural e natural, composta por 20 países com características únicas e distintas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, utilizando a cartografia, a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia. Além disso, a atividade proposta tem como intuito estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a argumentação.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apesente o tema e a atividade a ser utilizada na aula. Os alunos devem ser divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique o papel de cada grupo e como será a dinâmica do debate.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um país da América Latina, levantando informações sobre sua história, cultura, economia, geografia e clima. Forneça materiais de apoio para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Preparação do debate

    Os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos e evidências para o debate, enquanto a banca julgadora deve elaborar as perguntas que serão feitas aos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e evidências, enquanto a banca julgadora faz perguntas e avalia as respostas. O grupo de observadores deve registrar as principais ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma reflexão sobre o debate, destacando as principais ideias apresentadas pelos grupos e incentivando os alunos a expressarem suas opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar

    Os alunos devem criar um mapa da América Latina, identificando as paisagens e os povos de cada país estudado na pesquisa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate e na atividade complementar, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, utilizando a cartografia, a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia.
  • Estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a argumentação.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de reflexão sobre temas sociais e culturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva no debate.
  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados.
  • Coerência e clareza na comunicação.
  • Criatividade e originalidade na atividade complementar.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação do debate.
  • Conduzir o debate e a reflexão final.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na atividade complementar.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre um país da América Latina.
  • Preparar argumentos e evidências para o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando ideias e respondendo às perguntas da banca julgadora.
  • Registrar as principais ideias apresentadas pelos grupos.
  • Criar um mapa da América Latina identificando as paisagens e os povos de cada país estudado na pesquisa.