Aula sobre America Latina
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A América Latina é uma região rica em diversidade cultural e natural, composta por 20 países com características únicas e distintas. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, utilizando a cartografia, a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia. Além disso, a atividade proposta tem como intuito estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a argumentação.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apesente o tema e a atividade a ser utilizada na aula. Os alunos devem ser divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique o papel de cada grupo e como será a dinâmica do debate.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um país da América Latina, levantando informações sobre sua história, cultura, economia, geografia e clima. Forneça materiais de apoio para a pesquisa.Etapa 3 - Preparação do debate
Os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos e evidências para o debate, enquanto a banca julgadora deve elaborar as perguntas que serão feitas aos grupos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos e evidências, enquanto a banca julgadora faz perguntas e avalia as respostas. O grupo de observadores deve registrar as principais ideias apresentadas.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma reflexão sobre o debate, destacando as principais ideias apresentadas pelos grupos e incentivando os alunos a expressarem suas opiniões sobre o tema.Etapa 6 - Atividade complementar
Os alunos devem criar um mapa da América Latina, identificando as paisagens e os povos de cada país estudado na pesquisa.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no debate e na atividade complementar, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, utilizando a cartografia, a geomorfologia, a biogeografia e a climatologia.
- Estimular o trabalho em equipe, a comunicação e a argumentação.
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de reflexão sobre temas sociais e culturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e construtiva no debate.
- Qualidade dos argumentos e evidências apresentados.
- Coerência e clareza na comunicação.
- Criatividade e originalidade na atividade complementar.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da aula.
- Orientar os alunos na pesquisa e na preparação do debate.
- Conduzir o debate e a reflexão final.
- Avaliar a participação dos alunos.
- Estimular a criatividade e a originalidade na atividade complementar.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre um país da América Latina.
- Preparar argumentos e evidências para o debate.
- Participar ativamente do debate, apresentando ideias e respondendo às perguntas da banca julgadora.
- Registrar as principais ideias apresentadas pelos grupos.
- Criar um mapa da América Latina identificando as paisagens e os povos de cada país estudado na pesquisa.