Aula sobre America Latina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A América Latina é uma região que engloba países com culturas, idiomas e costumes diferentes. É importante que os alunos compreendam a diversidade cultural e geográfica dessa região. Durante a atividade, os alunos serão capazes de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, por meio da cartografia, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade com uma breve apresentação sobre a América Latina, destacando a diversidade cultural e geográfica da região. Utilize mapas e imagens para ilustrar as características da região.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Geomorfologia

    Na primeira estação, os alunos irão explorar a geomorfologia da América Latina. Para isso, serão disponibilizados mapas e imagens para que os alunos possam identificar as principais características geográficas da região.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Biogeografia

    Na segunda estação, os alunos irão explorar a biogeografia da América Latina. Serão disponibilizadas imagens de flora e fauna da região para que os alunos possam identificar as principais espécies presentes na região.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Climatologia

    Na terceira estação, os alunos irão explorar a climatologia da América Latina. Serão disponibilizados mapas e gráficos para que os alunos possam identificar as principais características climáticas da região.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após explorarem as três estações, os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações coletadas em cada estação. O objetivo é que os alunos possam associar as informações e identificar as paisagens da América Latina.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas conclusões sobre as paisagens da América Latina, destacando as características geográficas, biogeográficas e climáticas da região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando a importância de compreender a diversidade cultural e geográfica da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das paisagens da América Latina.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Utilização correta dos conceitos de geomorfologia, biogeografia e climatologia.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Identificar corretamente as paisagens da América Latina.
  • Utilizar corretamente os conceitos de geomorfologia, biogeografia e climatologia.