Aula sobre America Latina
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade vamos aprender sobre a América Latina, suas paisagens e os diferentes povos que habitam a região. A América Latina é uma região rica em cultura, história e diversidade natural. É composta por países que falam principalmente espanhol e português, mas também inclui países que falam francês, holandês e inglês.
Para contextualizar o tema, podemos apresentar aos estudantes exemplos de como a América Latina está presente em nosso cotidiano, como a música, a comida, o futebol e a literatura. Também podemos mostrar imagens das paisagens naturais da região, como a Floresta Amazônica, o Deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e contextualize a América Latina com exemplos práticos. Em seguida, explique como será a atividade. Os alunos devem receber um roteiro com as orientações para a construção do mapa conceitual.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a América Latina, utilizando livros, revistas, jornais e sites confiáveis. Eles devem buscar informações sobre a geografia, a história, a cultura e a diversidade natural da região. Auxilie os alunos e esclareça dúvidas.Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual
Os alunos devem criar o mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na construção do mapa, incentivando a criatividade e a clareza na apresentação das informações.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação e o debate entre os alunos, para poderem compartilhar suas visões e aprendizados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Medie a discussão e incentive a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema. Os alunos devem preencher uma ficha de autoavaliação, avaliando o próprio desempenho na construção do mapa conceitual e na participação em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.
- Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Incentivar a colaboração e o debate entre os alunos, para poderem compartilhar suas visões e aprendizados.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Coerência entre a ideia central e as sub-ideias.
- Utilização de informações precisas e confiáveis na pesquisa.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Reflexão crítica sobre as informações apresentadas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar o debate.
- Estimular a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a América Latina e suas características.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Avaliar o próprio desempenho e refletir sobre o aprendizado.