Aula sobre America Latina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade vamos aprender sobre a América Latina, suas paisagens e os diferentes povos que habitam a região. A América Latina é uma região rica em cultura, história e diversidade natural. É composta por países que falam principalmente espanhol e português, mas também inclui países que falam francês, holandês e inglês.

Para contextualizar o tema, podemos apresentar aos estudantes exemplos de como a América Latina está presente em nosso cotidiano, como a música, a comida, o futebol e a literatura. Também podemos mostrar imagens das paisagens naturais da região, como a Floresta Amazônica, o Deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e contextualize a América Latina com exemplos práticos. Em seguida, explique como será a atividade. Os alunos devem receber um roteiro com as orientações para a construção do mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a América Latina, utilizando livros, revistas, jornais e sites confiáveis. Eles devem buscar informações sobre a geografia, a história, a cultura e a diversidade natural da região. Auxilie os alunos e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual

    Os alunos devem criar o mapa conceitual, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na construção do mapa, incentivando a criatividade e a clareza na apresentação das informações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Incentive a participação e o debate entre os alunos, para poderem compartilhar suas visões e aprendizados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Medie a discussão e incentive a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema. Os alunos devem preencher uma ficha de autoavaliação, avaliando o próprio desempenho na construção do mapa conceitual e na participação em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar paisagens da América Latina e associá-las aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.
  • Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Incentivar a colaboração e o debate entre os alunos, para poderem compartilhar suas visões e aprendizados.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias.
  • Utilização de informações precisas e confiáveis na pesquisa.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre as informações apresentadas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar o debate.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as informações apresentadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a América Latina e suas características.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Avaliar o próprio desempenho e refletir sobre o aprendizado.