Amilcar de Castro

Nessa aula de Arte, vamos falar sobre um importante escultor brasileiro chamado Amilcar de Castro. Vem aprender!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Amilcar de Castro foi um importante escultor brasileiro. Aprecie as imagens e selecione a alternativa que traz o nome do movimento artístico que ele participou e a técnica que ele usava em suas esculturas:

    A) Impressionismo; esculturas de papel feitas com a conformação, dobrando e recortando metais pra conseguir a forma desejada.

    B) Impressionismo; esculturas de ferro feitas com a conformação, dobrando e recortando metais pra conseguir a forma desejada.

    C) Neoconcretismo; esculturas de ferro feitas com a técnica de conformação, dobrando e recortando metais pra conseguir a forma desejada.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Amilcar de Castro foi um escultor e desenhista brasileiro, nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1920. Ele é considerado um dos maiores expoentes da arte abstrata geométrica no Brasil. Suas obras são marcadas pela simplicidade e pela precisão das formas, que exploram a relação entre o espaço e o vazio. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Amilcar de Castro, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, análise e apreciação artística. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de Aula Invertida_, na qual os alunos serão incentivados a buscar informações sobre o artista antes da aula, para poderem compartilhar suas descobertas e opiniões durante as atividades em sala de aula.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Amilcar de Castro, um dos principais representantes da arte abstrata brasileira. Serão discutidos os elementos que compõem suas obras, como a geometria, a forma e a cor, e como ele utiliza esses elementos para criar obras de arte abstratas. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre como a arte abstrata pode ser encontrada em nosso cotidiano, como em prédios, mobiliário urbano e objetos de decoração. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Amilcar de Castro foi um importante artista brasileiro, nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1920. Ele é conhecido por suas esculturas minimalistas que exploram a relação entre a forma e o espaço. Suas obras podem ser encontradas em espaços públicos, museus e galerias de arte em todo o mundo. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Amilcar de Castro, além de desenvolverem habilidades em pesquisa, análise e apreciação de formas de arte contemporânea. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de _G__amificação_, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista brasileiro Amilcar de Castro, que foi um dos principais representantes da arte abstrata geométrica no Brasil. Serão apresentadas algumas obras do artista, bem como sua trajetória e influências. A metodologia utilizada será a _Design Sprint_, que é uma metodologia ativa que ajuda a desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas complexos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    Amilcar de Castro foi um importante artista plástico brasileiro, que se destacou principalmente na escultura e na pintura. Ele é conhecido por suas obras minimalistas e geométricas, que exploram a relação entre a forma e o espaço. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Amilcar de Castro, e desenvolverão habilidades de pesquisa, análise e apreciação de obras de arte. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta aula, os alunos irão conhecer a obra do artista brasileiro Amilcar de Castro. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas. Amilcar de Castro foi um artista que trabalhou com esculturas e desenhos, utilizando principalmente o ferro e o aço. Ele é conhecido por suas obras abstratas e geométricas, que exploram as formas e a relação entre os espaços vazios e cheios. Durante a aula, os alunos irão participar de um debate crítico, no qual irão criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: