Aula sobre Amilcar De Castro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o artista brasileiro Amilcar de Castro, que foi um dos principais representantes da arte abstrata geométrica no Brasil. Serão apresentadas algumas obras do artista, bem como sua trajetória e influências. A metodologia utilizada será a _Design Sprint_, que é uma metodologia ativa que ajuda a desenvolver soluções criativas e inovadoras para problemas complexos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos a biografia e a obra do artista Amilcar de Castro, contextualizando sua importância na arte brasileira. Apresente também algumas obras do artista e discuta suas características e influências.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupo para que façam um brainstorming listando as principais ideias e conceitos que foram apresentados na etapa anterior. Em seguida, irão criar um esboço de como poderiam aplicar essas ideias em uma obra de arte.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo qual a melhor ideia para desenvolver a obra de arte. Serão levantados os prós e contras de cada ideia e será escolhida a melhor opção.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da obra de arte escolhida na etapa anterior. Disponibilize materiais simples, como papel, lápis e canetas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma. Estimule uma discussão sobre os pontos positivos e negativos de cada obra de arte e dê sugestões de melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de obras de arte.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
  • Coerência entre as ideias apresentadas e a obra de arte criada.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.
  • Apresentação clara e objetiva da obra de arte criada.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e a obra do artista Amilcar de Castro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação da obra de arte.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir com ideias criativas e inovadoras para a criação da obra de arte.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
  • Apresentar a obra de arte criada de forma clara e objetiva.
  • Receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.