Aula sobre Amilcar De Castro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Amilcar de Castro foi um importante artista plástico brasileiro, que se destacou principalmente na escultura e na pintura. Ele é conhecido por suas obras minimalistas e geométricas, que exploram a relação entre a forma e o espaço. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra de Amilcar de Castro, e desenvolverão habilidades de pesquisa, análise e apreciação de obras de arte. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, que estimula a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a vida e obra de Amilcar de Castro, utilizando imagens e vídeos. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Oriente os grupos na criação de um mapa de empatia sobre Amilcar de Castro, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do artista e compreendam melhor sua obra.

  3. Etapa 3 - Análise de obras

    Cada grupo irá escolher uma obra de Amilcar de Castro para analisar. Com base nos mapas de empatia, os alunos deverão observar a forma, o espaço, as cores e os materiais utilizados pelo artista. Em seguida, cada grupo irá apresentar sua análise para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação de uma obra

    Cada grupo irá criar uma obra inspirada em Amilcar de Castro, utilizando materiais como papel, papelão, tesoura e cola. Os alunos deverão pensar na relação entre a forma e o espaço, e na utilização de cores e materiais. Oriente e auxilie os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras

    Cada grupo irá apresentar sua obra para a turma, explicando sua inspiração em Amilcar de Castro e sua relação com a obra analisada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir as obras criadas pelos grupos, destacando as semelhanças e diferenças entre elas, e as características da obra de Amilcar de Castro.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da obra de Amilcar de Castro e da arte em geral, e como ela pode influenciar a vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Compreender a relação entre a forma e o espaço na arte.
  • Desenvolver a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da análise da obra escolhida.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra.
  • Capacidade de explicar a inspiração em Amilcar de Castro e a relação com a obra analisada.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Amilcar de Castro.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar na análise das obras escolhidas pelos grupos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a criação das obras.
  • Mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar o mapa de empatia sobre Amilcar de Castro.
  • Analisar uma obra de Amilcar de Castro.
  • Criar uma obra inspirada em Amilcar de Castro.
  • Participar da discussão em grupo.