Aula sobre Amilcar De Castro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Amilcar de Castro foi um importante artista brasileiro, nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1920. Ele é conhecido por suas esculturas minimalistas que exploram a relação entre a forma e o espaço. Suas obras podem ser encontradas em espaços públicos, museus e galerias de arte em todo o mundo. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Amilcar de Castro, além de desenvolverem habilidades em pesquisa, análise e apreciação de formas de arte contemporânea. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de _G__amificação_, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a biografia e algumas obras de Amilcar de Castro. Em seguida, explique a metodologia de _G__amificação_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema Amilcar de Castro. As perguntas devem ser elaboradas para incentivar a pesquisa e análise das obras do artista.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos trocarão suas cartas com outro grupo, de forma que cada grupo fique com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações de outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogarão o jogo criado pelo outro grupo, respondendo às perguntas e discutindo as afirmações. Faça intervenções para aprofundar a discussão.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as respostas e afirmações do jogo, debatendo as diferentes interpretações e pontos de vista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre Amilcar de Castro e outras formas de arte contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação de formas de arte contemporânea.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas.
  • Participação no jogo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e obras de Amilcar de Castro.
  • Explicar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Fazer intervenções para aprofundar a discussão durante o jogo.

Ações do aluno

  • Criar perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Jogar o jogo criado pelo outro grupo.
  • Participar da discussão em grupo.