Aula sobre Amilcar De Castro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão conhecer a obra do artista brasileiro Amilcar de Castro. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas. Amilcar de Castro foi um artista que trabalhou com esculturas e desenhos, utilizando principalmente o ferro e o aço. Ele é conhecido por suas obras abstratas e geométricas, que exploram as formas e a relação entre os espaços vazios e cheios. Durante a aula, os alunos irão participar de um debate crítico, no qual irão criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Apresentação do artista

    Apresente a biografia e as principais obras de Amilcar de Castro. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o artista.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a obra

    Peça que os alunos pesquisem sobre a obra de Amilcar de Castro, utilizando livros, revistas e a internet. O objetivo é que eles conheçam as principais características das obras do artista.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor irão preparar seus argumentos para o debate. Eles deverão apresentar pontos positivos e negativos sobre a obra de Amilcar de Castro.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos para a banca julgadora. Os observadores irão acompanhar o debate e poderão fazer comentários e perguntas ao final.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate, levando em consideração a capacidade de argumentação e análise crítica sobre a obra de Amilcar de Castro.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados durante o debate e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a obra de Amilcar de Castro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e análise crítica sobre a obra de Amilcar de Castro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Capacidade de argumentação e análise crítica sobre a obra de Amilcar de Castro.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar a biografia e as principais obras de Amilcar de Castro.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Avaliar a participação dos alunos no debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a obra de Amilcar de Castro.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.