Aula sobre Amilcar De Castro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Amilcar de Castro, um dos principais representantes da arte abstrata brasileira. Serão discutidos os elementos que compõem suas obras, como a geometria, a forma e a cor, e como ele utiliza esses elementos para criar obras de arte abstratas. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre como a arte abstrata pode ser encontrada em nosso cotidiano, como em prédios, mobiliário urbano e objetos de decoração. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o artista Amilcar de Castro e suas obras, mostrando imagens e discutindo suas principais características. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre as obras.Etapa 2 - Estação 1 - Análise de obras
Divida os alunos em grupos e cada grupo será responsável por analisar uma obra de Amilcar de Castro. Eles deverão observar os elementos que compõem a obra, como a geometria, a forma e a cor, e discutir como esses elementos são utilizados para criar uma obra de arte abstrata. Ao final, cada grupo deverá apresentar suas observações para a turma.Etapa 3 - Estação 2 - Criação de obras
Convide os alunos a criar suas próprias obras de arte abstrata, utilizando os elementos que aprenderam na análise das obras de Amilcar de Castro. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor, canetas e tesouras. Ao final, cada grupo deverá apresentar suas obras para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa sobre a arte abstrata
Convide os alunos a pesquisar sobre a arte abstrata e seus principais representantes, como Wassily Kandinsky e Piet Mondrian. Eles deverão buscar informações sobre o movimento artístico e suas características, bem como analisar algumas obras dos artistas mencionados. Ao final, cada grupo deverá apresentar suas pesquisas para a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em um grande grupo para discutir as obras criadas e as pesquisas realizadas. Incentive-os a compartilhar suas opiniões e a fazer perguntas uns aos outros.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão da aula, reforçando as principais ideias discutidas e incentivando os alunos a continuar explorando a arte abstrata em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar obras de arte abstrata.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos, apresentando-lhes um dos principais representantes da arte abstrata brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos elementos que compõem as obras de Amilcar de Castro e da arte abstrata em geral.
- Criatividade e originalidade na criação das obras de arte abstrata.
Ações do professor
- Apresentar o artista e suas obras de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Analisar as obras de Amilcar de Castro e da arte abstrata em geral.
- Criar obras de arte abstrata utilizando os elementos aprendidos.