Aula sobre Amilcar De Castro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Amilcar de Castro foi um escultor e desenhista brasileiro, nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1920. Ele é considerado um dos maiores expoentes da arte abstrata geométrica no Brasil. Suas obras são marcadas pela simplicidade e pela precisão das formas, que exploram a relação entre o espaço e o vazio. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Amilcar de Castro, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, análise e apreciação artística. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de Aula Invertida_, na qual os alunos serão incentivados a buscar informações sobre o artista antes da aula, para poderem compartilhar suas descobertas e opiniões durante as atividades em sala de aula.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a vida e a obra de Amilcar de Castro. Em seguida, os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o artista e a arte abstrata geométrica.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Divida os alunos em grupo e os oriente sobre a tarefa de pesquisar sobre a vida e a obra de Amilcar de Castro. Eles deverão buscar informações em livros, sites e vídeos, e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma na próxima etapa.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar suas descobertas sobre Amilcar de Castro. Após as apresentações, faça uma síntese das informações e destaque os principais aspectos da obra do artista.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, para avaliar a atividade e o que aprenderam sobre Amilcar de Castro. Eles deverão preencher o template individualmente e compartilhar suas opiniões com a turma.Etapa 5 - Produção artística
Com base nas etapas anteriores, os alunos devem criar uma escultura inspirada na obra de Amilcar de Castro, utilizando materiais simples como papelão, papel, tesoura e cola. Oriente-os sobre as técnicas de recorte e dobra que podem ser utilizadas para criar formas geométricas.Etapa 6 - Apresentação das esculturas
Cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua escultura para a turma, explicando as escolhas que fez em relação às formas e aos materiais utilizados.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a importância da arte na nossa vida e sobre como a obra de Amilcar de Castro pode nos inspirar a criar e a experimentar novas formas de expressão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação artística.
- Estimular a criatividade e a experimentação na produção artística.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos em relação à arte abstrata geométrica.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre Amilcar de Castro.
- Criatividade e originalidade na produção artística.
- Coerência entre a escultura criada e a obra de Amilcar de Castro.
- Clareza e objetividade na apresentação oral da escultura.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre Amilcar de Castro.
- Estimular a criatividade e a experimentação na produção artística.
- Promover a reflexão crítica sobre a obra de Amilcar de Castro e sua importância na história da arte brasileira.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Oferecer feedback construtivo sobre as produções artísticas dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre Amilcar de Castro de forma colaborativa.
- Utilizar a criatividade e a experimentação na produção artística.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Expressar suas opiniões e ideias de forma clara e objetiva.
- Avaliar a atividade e o que aprenderam sobre Amilcar de Castro utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.