Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como as figuras podem ser transformadas em diferentes tamanhos. Essa habilidade é útil em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber a tarefa de criar um template de avaliação por pares.Etapa 2 - Criação do template
Os alunos devem ter 20 minutos para criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras, utilizando o plano cartesiano. Os alunos devem ser incentivados a participar da atividade, sugerindo transformações e identificando as mudanças ocorridas nas figuras.Etapa 4 - Aplicação da metodologia
Os alunos devem aplicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares, utilizando o template de avaliação criado anteriormente. Cada grupo deve apresentar sua transformação de polígonos e figuras, e os demais grupos devem avaliar seu desempenho de acordo com os critérios estabelecidos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em sua apresentação. Medeie a discussão, incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizagem.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a habilidade de redução e ampliação de polígonos e figuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos e figuras no plano cartesiano.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
- Mediar a criação do template de avaliação por pares.
- Apresentar exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras.
- Mediar a aplicação da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por pares.
- Participar ativamente da construção do conhecimento.
- Realizar transformações de polígonos e figuras no plano cartesiano.
- Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com os critérios estabelecidos.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem.