Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A redução e ampliação de polígonos e figuras é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como as figuras podem ser transformadas em diferentes tamanhos. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados, como escalas e proporções. Além disso, a redução e ampliação de figuras é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, design gráfico e engenharia. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos usuários.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da redução e ampliação de polígonos e figuras. Mostre exemplos práticos de como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e desafios dos usuários em relação à redução e ampliação de figuras.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é identificar padrões e necessidades comuns entre os usuários.

  4. Etapa 4 - Aplicação da habilidade

    Os alunos devem aplicar a habilidade de redução e ampliação de figuras em exercícios práticos. Apresente exemplos de figuras no plano cartesiano e os alunos devem realizar as transformações necessárias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as dificuldades encontradas na aplicação da habilidade e como elas podem ser superadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos devem apresentar os resultados da discussão em grupo e os exercícios realizados. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa habilidade em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de identificar padrões e necessidades comuns entre os usuários.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e da habilidade a ser desenvolvida.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Habilidade em aplicar a habilidade de redução e ampliação de figuras em exercícios práticos.
  • Capacidade de identificar dificuldades e propor soluções.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da habilidade a ser desenvolvida.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a habilidade desenvolvida.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Aplicar a habilidade de redução e ampliação de figuras em exercícios práticos.
  • Identificar dificuldades e propor soluções.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo e dos exercícios realizados.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa habilidade em outras áreas.