Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula irá abordar a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para o entendimento de como as figuras podem ser transformadas e como isso afeta suas dimensões. Por exemplo, para construir uma maquete de uma casa em escala reduzida, é necessário reduzir as dimensões de cada cômodo proporcionalmente. Ou ainda, ao ampliar uma foto para colocar em um quadro, é necessário ampliar as dimensões da foto proporcionalmente. Na aula de hoje, será trabalhada a metodologia de rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a metodologia de rotação por estações irá funcionar. Os alunos devem ser divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Redução de polígonos

    Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a redução de polígonos. Eles irão receber uma figura e terão que reduzir suas dimensões proporcionalmente. Forneça uma tabela com os fatores de redução para cada figura.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ampliação de figuras

    Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a ampliação de figuras. Eles irão receber uma figura e terão que ampliar suas dimensões proporcionalmente. Forneça uma tabela com os fatores de ampliação para cada figura.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Transformações no plano cartesiano

    Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a transformação de polígonos no plano cartesiano. Eles irão receber uma figura e terão que multiplicar as coordenadas de seus vértices por um número inteiro para realizar a transformação. Forneça exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de redução e ampliação de figuras.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia de rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Tirar dúvidas e participar ativamente das atividades propostas.