Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A aula irá abordar a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para o entendimento de como as figuras podem ser transformadas e como isso afeta suas dimensões. Por exemplo, para construir uma maquete de uma casa em escala reduzida, é necessário reduzir as dimensões de cada cômodo proporcionalmente. Ou ainda, ao ampliar uma foto para colocar em um quadro, é necessário ampliar as dimensões da foto proporcionalmente. Na aula de hoje, será trabalhada a metodologia de rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique como a metodologia de rotação por estações irá funcionar. Os alunos devem ser divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Estação 1 - Redução de polígonos
Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a redução de polígonos. Eles irão receber uma figura e terão que reduzir suas dimensões proporcionalmente. Forneça uma tabela com os fatores de redução para cada figura.Etapa 3 - Estação 2 - Ampliação de figuras
Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a ampliação de figuras. Eles irão receber uma figura e terão que ampliar suas dimensões proporcionalmente. Forneça uma tabela com os fatores de ampliação para cada figura.Etapa 4 - Estação 3 - Transformações no plano cartesiano
Nessa estação, os alunos devem trabalhar com a transformação de polígonos no plano cartesiano. Eles irão receber uma figura e terão que multiplicar as coordenadas de seus vértices por um número inteiro para realizar a transformação. Forneça exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos de redução e ampliação de figuras.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia de rotação por estações.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Tirar dúvidas e participar ativamente das atividades propostas.