Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula abordará a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para o entendimento de como as figuras geométricas podem ser transformadas e como isso pode ser aplicado em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de maquetes, na criação de desenhos e até mesmo na arquitetura. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da habilidade de redução e ampliação de polígonos e figuras. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o tema da aula e realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de 4 alunos e deverá ser entregue ao final da aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema da aula.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano, como na construção de maquetes e na criação de desenhos.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala

    Os alunos devem realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo aprendido.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo aprendido na aula e reforce a importância da habilidade de redução e ampliação de polígonos e figuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios em sala de aula.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Entrega do mapa conceitual dentro do prazo estabelecido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar sua importância.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Apresentar exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma revisão do conteúdo aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema da aula.
  • Realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo aprendido.