Aula sobre Ampliacao E Reducao De Figuras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula abordará a redução e ampliação de polígonos e figuras. Essa habilidade é muito importante para o entendimento de como as figuras geométricas podem ser transformadas e como isso pode ser aplicado em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de maquetes, na criação de desenhos e até mesmo na arquitetura. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da habilidade de redução e ampliação de polígonos e figuras. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o tema da aula e realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de 4 alunos e deverá ser entregue ao final da aula.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema da aula.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano, como na construção de maquetes e na criação de desenhos.Etapa 6 - Exercícios em sala
Os alunos devem realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo aprendido.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo aprendido na aula e reforce a importância da habilidade de redução e ampliação de polígonos e figuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Desempenho dos alunos nos exercícios em sala de aula.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Entrega do mapa conceitual dentro do prazo estabelecido.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar sua importância.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
- Apresentar exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma revisão do conteúdo aprendido na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema da aula.
- Realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de redução e ampliação de polígonos e figuras no cotidiano.
- Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Realizar exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo aprendido.