Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A ampliação e redução de imagens é um tema presente em diversas áreas do conhecimento, como na arte, na arquitetura e na engenharia. É importante que os alunos compreendam como esse processo funciona e como ele pode ser aplicado em situações cotidianas, como na criação de maquetes ou na ampliação de fotografias. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um template de avaliação por pares, onde uma dupla avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar. Os alunos serão divididos em duplas e escolherão um líder.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de ampliação e redução de imagens, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como uma fotografia ou uma maquete. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a discutir sobre os exemplos apresentados.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Cada dupla irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. O líder da dupla irá coordenar a criação do template.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para outra dupla e explicar como ele funciona. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a dar sugestões para melhorar os templates.Etapa 5 - Trabalho em dupla
Cada dupla irá trabalhar em conjunto para criar uma figura plana semelhante em situação de ampliação ou redução, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.Etapa 6 - Avaliação entre alunos
Os alunos deverão utilizar o template criado para avaliar o desempenho dos colegas. Faça com que as duplas se avaliem sobre o trabalhoEtapa 7 - Avaliação final
Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos e discuta com a turma sobre o que foi aprendido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização da dupla.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar.
- Apresentar exemplos práticos de ampliação e redução de imagens.
- Coordenar a criação dos templates de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos alunos ao final da aula.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em dupla para criar uma figura plana semelhante em situação de ampliação ou redução.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.
- Apresentar os resultados do trabalho para a turma.