Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A ampliação e redução de imagens é um tema presente em diversas áreas do conhecimento, como na arte, na arquitetura e na engenharia. É importante que os alunos compreendam como esse processo funciona e como ele pode ser aplicado em situações cotidianas, como na criação de maquetes ou na ampliação de fotografias. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um template de avaliação por pares, onde uma dupla avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar. Os alunos serão divididos em duplas e escolherão um líder.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de ampliação e redução de imagens, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como uma fotografia ou uma maquete. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a discutir sobre os exemplos apresentados.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada dupla irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos. O líder da dupla irá coordenar a criação do template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para outra dupla e explicar como ele funciona. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a dar sugestões para melhorar os templates.

  5. Etapa 5 - Trabalho em dupla

    Cada dupla irá trabalhar em conjunto para criar uma figura plana semelhante em situação de ampliação ou redução, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.

  6. Etapa 6 - Avaliação entre alunos

    Os alunos deverão utilizar o template criado para avaliar o desempenho dos colegas. Faça com que as duplas se avaliem sobre o trabalho

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos e discuta com a turma sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização da dupla.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar como a metodologia Aprendizagem Entre Pares irá funcionar.
  • Apresentar exemplos práticos de ampliação e redução de imagens.
  • Coordenar a criação dos templates de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos ao final da aula.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em dupla para criar uma figura plana semelhante em situação de ampliação ou redução.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Apresentar os resultados do trabalho para a turma.