Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ampliação e redução de imagens é um tema presente em diversas áreas do conhecimento, como na arte, na arquitetura, na engenharia e na matemática. Na matemática, a ampliação e redução de imagens é uma habilidade importante para a construção de figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Nesta aula, os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da ampliação e redução de imagens na matemática e em outras áreas do conhecimento. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações em que a ampliação e redução de imagens é utilizada, como na construção de maquetes, na criação de desenhos e na arquitetura.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos de um personagem fictício que precisa ampliar ou reduzir uma imagem. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação das necessidades do personagem

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar as necessidades do personagem em relação à ampliação ou redução da imagem. Eles devem pensar em soluções criativas para atender a essas necessidades.

  4. Etapa 4 - Construção de figuras semelhantes

    Os alunos irão construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Eles devem utilizar as soluções criativas pensadas na etapa anterior para atender às necessidades do personagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Os alunos irão apresentar as soluções criativas que encontraram para atender às necessidades do personagem. Eles devem explicar como utilizaram a ampliação e redução de imagens para construir figuras semelhantes e como isso ajudou a resolver o problema do personagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos. Eles devem avaliar as soluções uns dos outros e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como podem aplicar essa habilidade em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as necessidades do personagem.
  • Qualidade das soluções criativas apresentadas pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Reflexão final dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da ampliação e redução de imagens na matemática e em outras áreas do conhecimento.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos durante a construção das soluções.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos de um personagem fictício que precisa ampliar ou reduzir uma imagem.
  • Identificar as necessidades do personagem em relação à ampliação ou redução da imagem.
  • Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
  • Apresentar as soluções criativas que encontraram para atender às necessidades do personagem.
  • Participar da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos colegas.