Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A ampliação e redução de imagens é um tema presente em nosso cotidiano, seja em propagandas, em mapas, em plantas de casas, entre outros. É importante que os alunos compreendam como funciona esse processo matemático para que possam aplicá-lo em situações práticas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos farão o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Conceitos básicos

    Explique os conceitos básicos de ampliação e redução de imagens, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma atividade para resolver em conjunto. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exercícios individuais

    Os alunos receberão uma atividade individual para resolver. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Socialização dos resultados

    Os alunos apresentarão suas respostas. Faça a correção em conjunto com a turma. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e os alunos farão o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Atividade para casa

    Envie uma atividade para casa com o objetivo do aprendizado mais profundo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos básicos de ampliação e redução de imagens.
  • Habilidade em resolver exercícios em grupo e individualmente.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Explicar os conceitos básicos de ampliação e redução de imagens.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Fazer o Check-in e Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e individualmente.
  • Fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.