Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A ampliação e redução de imagens é um tema presente em nosso cotidiano, seja em propagandas, em mapas, em plantas de casas, entre outros. É importante que os alunos compreendam como funciona esse processo matemático para que possam aplicá-lo em situações práticas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos farão o Check-in em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Conceitos básicos
Explique os conceitos básicos de ampliação e redução de imagens, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Exercícios em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma atividade para resolver em conjunto. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exercícios individuais
Os alunos receberão uma atividade individual para resolver. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Socialização dos resultados
Os alunos apresentarão suas respostas. Faça a correção em conjunto com a turma. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e os alunos farão o Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Atividade para casa
Envie uma atividade para casa com o objetivo do aprendizado mais profundo sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos básicos de ampliação e redução de imagens.
- Habilidade em resolver exercícios em grupo e individualmente.
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar os conceitos básicos de ampliação e redução de imagens.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Fazer o Check-in e Check-out em seus templates de registro de aprendizagem.
- Participar ativamente das atividades em grupo e individualmente.
- Fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.