Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ampliação e redução de imagens é um tema muito presente em nosso cotidiano, principalmente na era digital em que vivemos. É comum vermos imagens sendo ampliadas ou reduzidas em telas de computadores, celulares e televisores. Além disso, a ampliação e redução de imagens é muito utilizada em áreas como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da ampliação e redução de imagens. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos ou mais para a dinâmica das estações poder ser realizada.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Apresente um vídeo sobre o assunto, trazendo exemplos práticos de resolução de problemas com ampliação e redução de imagens.

  4. Etapa 4 - Estação 1 - Malhas quadriculadas

    Os alunos irão utilizar malhas quadriculadas para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes figuras para que os alunos possam praticar.

  5. Etapa 5 - Estação 2 - Plano cartesiano

    Os alunos irão utilizar o plano cartesiano para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes figuras para que os alunos possam praticar.

  6. Etapa 6 - Estação 3 - Tecnologias digitais

    Os alunos irão utilizar tecnologias digitais, como softwares de edição de imagem, para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes softwares para que os alunos possam praticar.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  8. Etapa 8 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta pelo professor.

  9. Etapa 9 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância da ampliação e redução de imagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Proporcionar aos alunos diferentes formas de trabalhar o tema, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano e tecnologias digitais.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da ampliação e redução de imagens.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Rotação por estações.
  • Disponibilizar diferentes materiais para que os alunos possam praticar.
  • Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Propor atividades práticas para aplicação do que foi aprendido.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Utilizar corretamente as malhas quadriculadas, plano cartesiano e tecnologias digitais.
  • Aplicar o que foi aprendido em uma atividade prática proposta pelo professor.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância da ampliação e redução de imagens.