Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A ampliação e redução de imagens é um tema muito presente em nosso cotidiano, principalmente na era digital em que vivemos. É comum vermos imagens sendo ampliadas ou reduzidas em telas de computadores, celulares e televisores. Além disso, a ampliação e redução de imagens é muito utilizada em áreas como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da ampliação e redução de imagens. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos ou mais para a dinâmica das estações poder ser realizada.Etapa 3 - Contextualização
Apresente um vídeo sobre o assunto, trazendo exemplos práticos de resolução de problemas com ampliação e redução de imagens.Etapa 4 - Estação 1 - Malhas quadriculadas
Os alunos irão utilizar malhas quadriculadas para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes figuras para que os alunos possam praticar.Etapa 5 - Estação 2 - Plano cartesiano
Os alunos irão utilizar o plano cartesiano para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes figuras para que os alunos possam praticar.Etapa 6 - Estação 3 - Tecnologias digitais
Os alunos irão utilizar tecnologias digitais, como softwares de edição de imagem, para ampliar e reduzir figuras planas. Disponibilize diferentes softwares para que os alunos possam praticar.Etapa 7 - Socialização
Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 8 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta pelo professor.Etapa 9 - Encerramento
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância da ampliação e redução de imagens.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Proporcionar aos alunos diferentes formas de trabalhar o tema, utilizando malhas quadriculadas, plano cartesiano e tecnologias digitais.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a importância da ampliação e redução de imagens.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia Rotação por estações.
- Disponibilizar diferentes materiais para que os alunos possam praticar.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
- Propor atividades práticas para aplicação do que foi aprendido.
- Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Utilizar corretamente as malhas quadriculadas, plano cartesiano e tecnologias digitais.
- Aplicar o que foi aprendido em uma atividade prática proposta pelo professor.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Demonstrar compreensão sobre a importância da ampliação e redução de imagens.