Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ampliação e redução de imagens é um tema presente em nosso cotidiano, seja em propagandas, em mapas, em plantas de casas, entre outros. É importante que os alunos compreendam como funciona esse processo matemático e como ele pode ser aplicado em diversas situações. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Os alunos deverão pesquisar em casa exemplos de ampliação e redução de imagens em seu cotidiano e trazer para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é ampliação e redução de imagens, apresentando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre como construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Em seguida, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de ampliação e redução de imagens, utilizando malhas quadriculadas e tecnologias digitais. Os alunos deverão acompanhar e fazer anotações.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, utilizando malhas quadriculadas e tecnologias digitais. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão suas atividades e discutirão sobre as dificuldades encontradas e as soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos do tema no cotidiano dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos práticos do tema no cotidiano.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.