Aula sobre Ampliacao E Reducao De Imagens
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A ampliação e redução de imagens é um tema presente em nosso cotidiano, seja em propagandas, em mapas, em plantas de casas, entre outros. É importante que os alunos compreendam como funciona esse processo matemático e como ele pode ser aplicado em diversas situações. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Atividade prévia
Os alunos deverão pesquisar em casa exemplos de ampliação e redução de imagens em seu cotidiano e trazer para a próxima aula.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é ampliação e redução de imagens, apresentando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema.Etapa 3 - Sala de Aula Invertida
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre como construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais. Em seguida, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de ampliação e redução de imagens, utilizando malhas quadriculadas e tecnologias digitais. Os alunos deverão acompanhar e fazer anotações.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e redução, utilizando malhas quadriculadas e tecnologias digitais. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos apresentarão suas atividades e discutirão sobre as dificuldades encontradas e as soluções encontradas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos do tema no cotidiano dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Capacidade de construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos práticos do tema no cotidiano.
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.