Aula sobre Anagrama Permutacao Simples
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O anagrama é uma permutação simples de letras de uma palavra ou frase que, quando rearranjadas, formam uma nova palavra ou frase. Essa técnica é muito utilizada em jogos de palavras, como palavras-cruzadas e jogos de adivinhação. Além disso, é uma ferramenta importante em criptografia e segurança da informação. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral por anagramas, utilizando para isso o princípio multiplicativo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que é um anagrama e como ele pode ser utilizado em jogos de palavras e criptografia. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão Eles devem pensar em um personagem que utiliza anagramas e probabilidades em sua rotina (tal uma pessoa responsável por segurança da informação de uma empresa) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Construção do espaço amostral
Os alunos construirão o espaço amostral de um anagrama simples, utilizando o princípio multiplicativo. Compartilhe exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos e apoie nas dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Cálculo da probabilidade
Os alunos calcularão a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral da etapa anterior, agora utilizando o princípio multiplicativo. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre a importância do anagrama em jogos de palavras e criptografia, e como ele pode ser utilizado no cotidiano. Faça perguntas, estimulando os alunos a compartilharem suas ideias e percepções.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentarão os resultados da discussão em grupo e os cálculos de espaço amostral e probabilidade realizados. Valorize as estratégias dos alunos, apresente os erros como oportunidade de aprendizagem e mostre que sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e sua importância, permitindo que os alunos sanem eventuais dúvidas e façam outras perguntas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostra por meio de anagramas, utilizando o princípio multiplicativo.
- Reconhecer a importância do anagrama em jogos de palavras e criptografia.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Correção dos cálculos de probabilidade e espaço amostral realizados pelos alunos.
- Qualidade da discussão em grupo e apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Dar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Corrigir os cálculos de probabilidade e espaço amostral realizados pelos alunos.
- Concluir a aula e tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
- Construir o espaço amostral de um anagrama simples, utilizando o princípio multiplicativo.
- Calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
- Discutir em grupo sobre a importância do anagrama em jogos de palavras e criptografia, e como ele pode ser utilizado no cotidiano.
- Apresentar os resultados da discussão em grupo e os cálculos de probabilidade realizados.