Aula sobre Anagrama Permutacao Simples

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O anagrama é uma permutação simples de letras de uma palavra ou frase que, quando rearranjadas, formam uma nova palavra ou frase. Essa técnica é muito utilizada em jogos de palavras, como palavras-cruzadas e jogos de adivinhação. Além disso, o anagrama pode ser aplicado em diversas áreas, como criptografia e codificação de mensagens. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre o conceito de anagrama e como calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre anagramas e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Construção do espaço amostral

    Explique como construir o espaço amostral de um anagrama e como utilizar o princípio multiplicativo para calcular a probabilidade de eventos. Os alunos farão exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo. Peça que eles registrem tudo o que aprenderam nesta etapa no modelo de registro de aprendizagem. Aproveite para tirar dúvidas dos alunos.

  3. Etapa 3 - Cálculo de probabilidades

    Os alunos utilizarão o espaço amostral construído na etapa anterior para calcular a probabilidade de diferentes eventos selecionados pelo professor. Aproveite para apresentar exemplos práticos de como o anagrama pode ser aplicado em jogos de palavras e criptografia.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos farão o check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre anagramas e como calcular a probabilidade de eventos?". Faça uma revisão do conteúdo apresentado durante as atividades.

  5. Etapa 5 - Atividade extraclasse

    Os alunos deverão criar um anagrama utilizando uma palavra ou frase de sua escolha e calcular a probabilidade de um evento relacionado a esse anagrama. Eles deverão registrar essa atividade no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Correção da atividade extraclasse

    Na próxima aula, inicie fazendo a correção da atividade extraclasse, discutindo com os alunos as diferentes soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Check-in da próxima aula

    Por fim, faça novamente o check-in por meio do modelo de registro de aprendizagem, pedindo aos alunos que respondam à pergunta: "O que você espera aprender na próxima aula sobre anagramas?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular anagramas e a probabilidade de eventos envolvendo permutação utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de anagramas.
  • Aplicar a metodologia do Ensino Híbrido para promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção adequada dos exercícios em sala de aula e da atividade extraclasse.
  • Compreensão do conceito de anagrama e do cálculo de probabilidades utilizando o princípio multiplicativo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer a correção adequada dos exercícios em sala de aula e da atividade extraclasse.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um anagrama e calcular a probabilidade de um evento relacionado a ele.
  • Registrar as atividades no modelo de registro de aprendizagem e realizar a atividade extraclasse.