Aula sobre Anagrama Permutacao Simples
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O anagrama é uma permutação simples de letras que consiste em rearranjar as letras de uma palavra ou frase para formar uma nova palavra ou frase. Essa técnica é muito utilizada em jogos de palavras, como palavras-cruzadas e jogos de adivinhação. Além disso, o anagrama pode ser encontrado em diversas áreas, como na criptografia e na literatura. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre o anagrama e como calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é um anagrama. Em seguida, mostre exemplos de anagramas e como eles podem ser encontrados em jogos de palavras e na literatura.Etapa 2 - Construção do espaço amostral
Os alunos irão construir o espaço amostral de um anagrama utilizando o princípio multiplicativo. Apresente um exemplo e peça aos alunos que construam o espaço amostral de outras palavras pré-selecionadas por você.Etapa 3 - Cálculo da probabilidade
Os alunos irão calcular a probabilidade de eventos utilizando o espaço amostral construído na etapa anterior. Apresente alguns exemplos e peça aos alunos para calcularem a probabilidade de outros eventos.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo de anagramas utilizando o modelo de mapa de registro. Eles irão definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o usuário final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como jogar. Avalie os jogos e dê feedbacks.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, oriente os alunos a discutirem coletivamente sobre os anagramas utilizados nos jogos e como eles estão presentes no cotidiano. Pergunte aos grupos sobre seus aprendizados sobre o tema e também sobre os desafios que enfrentaram na criação dos jogos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula, retomando os principais pontos da atividade, principalmente o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo de anagramas.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na apresentação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Construção correta do espaço amostral (anagrama).
- Cálculo correto da probabilidade de eventos.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os conceitos.
- Orientar os alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade.
- Dar feedbacks e avaliar os jogos criados pelos alunos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Construir o espaço amostral e calcular a probabilidade de eventos.
- Criar um jogo de anagramas utilizando o modelo de mapa de registro.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar como jogar.
- Colaborar com os colegas durante a aula.