Aula sobre Anagrama Permutacao Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de anagrama e como ele pode ser encontrado no cotidiano. Em seguida, explique como a probabilidade de eventos pode ser calculada utilizando o princípio multiplicativo.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente reflexão. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Construção do espaço amostral
Os alunos irão construir o espaço amostral de um anagrama utilizando letras de uma palavra. Forneça uma palavra e os alunos irão escrever todas as permutações possíveis das letras. Em seguida, irão calcular a probabilidade de um evento específico ocorrer.
Estação 2 - Cálculo da probabilidade
Os alunos irão calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo. Compartilhe exemplos práticos e os alunos irão realizar exercícios para fixar o conteúdo.
Estação 3 - Jogo de anagramas
Os alunos irão jogar um jogo de anagramas em grupo. Selecione uma palavra e os alunos irão escrever todas as permutações possíveis das letras. O grupo que conseguir escrever mais anagramas corretos em um determinado tempo vence.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupo para discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas. Auxilie na discussão e esclareça possíveis dúvidas. Aproveite este momento para perguntar aos alunos o que acharam das atividades propostas, com qual atividade aprenderam mais e quais foram os desafios enfrentados.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a elaboração de um problema que envolva anagramas e probabilidade em sua resolução.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos durante a aula com a ajuda dos próprios alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Estimular a criatividade dos alunos na construção de anagramas e problemas sobre o tema.
- Promover a interação e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Habilidade em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Criatividade na construção de anagramas e problemas sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de anagrama e como calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
- Fornecer exemplos práticos e atividades para fixar o conteúdo.
- Auxiliar na discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Construir o espaço amostral de um anagrama e calcular a probabilidade de eventos.
- Trabalhar em grupo e estimular a criatividade na construção de anagramas e problemas sobre o tema.