Aula sobre Anagrama Permutacao Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O anagrama é uma permutação simples de letras que consiste em rearranjar as letras de uma palavra ou frase para formar uma nova palavra ou frase. Esse conceito é muito utilizado em jogos de palavras, como palavras-cruzadas e jogos de adivinhação. Além disso, o anagrama pode ser encontrado em diversas áreas, como na criptografia e na literatura.O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre o anagrama e como calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o cálculo de probabilidade utilizando o princípio multiplicativo. Você deverá disponibilizar o vídeo previamente para que os alunos possam assistir em casa e fazer suas anotações.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é um anagrama. Em seguida, mostre exemplos de anagramas e como eles podem ser encontrados em jogos de palavras e na literatura.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize um modelo de mapa conceitual para os alunos e estimule a criatividade deles na criação de seus próprios mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de anagramas e como calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo. Os alunos irão resolver exercícios em sala de aula para fixar o conteúdo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como chegaram às suas conclusões. Promova uma breve discussão e incentive os alunos a darem feedbacks construtivos aos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce os conceitos aprendidos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular anagramas e resolver problemas que evolvam a probabilidade de eventos com permutação, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.
  • Reforçar a importância da Matemática no cotidiano dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual coerente e bem estruturado.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios sobre o cálculo de anagramas e de probabilidade que envolvam permutação, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Participação dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Disponibilizar a vídeo-aula previamente para que os alunos possam assistir em casa.
  • Circular pela sala durante a criação do mapa conceitual para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos e exercícios para fixar o conteúdo.
  • Estimular a participação dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e reforçar os conceitos aprendidos durante a aula.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Criar um mapa conceitual coerente e bem estruturado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver exercícios sobre o cálculo de anagramas e probabilidades que envolvam permutações, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Apresentar seu mapa conceitual de forma clara e objetiva.