Aula sobre Analise Combinatoria Arranjo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula contextualizando os alunos sobre o tema. Cite que a análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na criptografia. Fale que o objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar o que é o arranjo, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para criarem um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando um dado, pinos, _cards_ de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas. O jogo deve conter perguntas sobre o arranjo e suas propriedades, além de ações que possam ajudar ou prejudicar os jogadores.Etapa 3 - Teste do jogo
Peça para que cada grupo teste os jogos criados pelos outros grupos, jogando e respondendo às perguntas e realizando as ações. Acompanhe e auxilie os alunos durante o teste.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir e discutir sobre as dificuldades encontradas durante a criação do jogo e sobre as estratégias utilizadas para vencer o jogo dos outros grupos. Incentive a participação de todos para compararem os jogos feitos com os do colega para verem o que podem melhorar para a próxima.Etapa 5 - Síntese
Faça uma síntese sobre o tema e sobre a metodologia utilizada na aula, destacando as principais aprendizagens e os desafios encontrados pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
- Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Resolução correta das perguntas sobre o arranjo.
- Utilização adequada do princípio multiplicativo na resolução dos problemas propostos.
- Colaboração e respeito durante o teste dos jogos criados pelos outros grupos.
- Participação ativa na discussão em grupo sobre as aprendizagens e os desafios encontrados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia ativa _Gamificação_.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Acompanhar e auxiliar os alunos durante o teste dos jogos criados pelos outros grupos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese sobre o tema e sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Responder corretamente às perguntas sobre o arranjo.
- Utilizar adequadamente o princípio multiplicativo na resolução dos problemas propostos.
- Colaborar e respeitar durante o teste dos jogos criados pelos outros grupos.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre as aprendizagens e os desafios encontrados.