Aula sobre Analise Combinatoria Arranjo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando aos alunos sobre o tema. Fale que, a a análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na criptografia. Aborde sobre o que irão trabalhar nesta aula, que será especificamente com o arranjo, que é uma forma de organizar elementos de um conjunto em uma ordem específica.

  1. Etapa 1 - Pré aula

    Envie para os alunos assistirem antes da aula, um vídeo-aula sobre o arranjo, que pode ser encontrada em plataformas digitais ou criada pelo próprio professor. O vídeo deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o arranjo e como ele é utilizado em situações cotidianas, como na organização de senhas de acesso a sistemas digitais. Em seguida, apresente exemplos práticos de arranjos, como a organização de uma fila de pessoas em uma ordem específica.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre o tema, trocando ideias e tirando dúvidas. Circule pela sala e auxilie os grupos retirando possíveis dúvidas sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Os grupos devem resolver exercícios sobre o arranjo, que podem ser encontrados em livros didáticos ou criados pelo próprio professor. Circule pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Aproveite o momento para estimular os alunos a fazerem comentários e ponderações sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, para avaliar a atividade. Explique como eles devem utilizar o _template_ e como ele será avaliado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Os alunos devem utilizar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos. Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e tirando dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Criatividade na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Utilização adequada do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o que é o arranjo e como ele é utilizado.
  • Auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades na resolução dos exercícios.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante a apresentação dos resultados.
  • Explicar como utilizar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver corretamente os exercícios em grupo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e didática.
  • Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ criativo e adequado.
  • Utilizar adequadamente o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.