Aula sobre Analise Combinatoria Arranjo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando aos alunos sobre o tema. Fale que, a a análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na criptografia. Aborde sobre o que irão trabalhar nesta aula, que será especificamente com o arranjo, que é uma forma de organizar elementos de um conjunto em uma ordem específica.
Etapa 1 - Pré aula
Envie para os alunos assistirem antes da aula, um vídeo-aula sobre o arranjo, que pode ser encontrada em plataformas digitais ou criada pelo próprio professor. O vídeo deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é o arranjo e como ele é utilizado em situações cotidianas, como na organização de senhas de acesso a sistemas digitais. Em seguida, apresente exemplos práticos de arranjos, como a organização de uma fila de pessoas em uma ordem específica.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre o tema, trocando ideias e tirando dúvidas. Circule pela sala e auxilie os grupos retirando possíveis dúvidas sobre a atividade.Etapa 4 - Exercícios em grupo
Os grupos devem resolver exercícios sobre o arranjo, que podem ser encontrados em livros didáticos ou criados pelo próprio professor. Circule pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Aproveite o momento para estimular os alunos a fazerem comentários e ponderações sobre o assunto.Etapa 6 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, para avaliar a atividade. Explique como eles devem utilizar o _template_ e como ele será avaliado.Etapa 7 - Encerramento
Os alunos devem utilizar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos. Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e tirando dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral.
- Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Resolução correta dos exercícios em grupo.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
- Criatividade na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Utilização adequada do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e didática o que é o arranjo e como ele é utilizado.
- Auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades na resolução dos exercícios.
- Fazer comentários e tirar dúvidas durante a apresentação dos resultados.
- Explicar como utilizar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Resolver corretamente os exercícios em grupo.
- Apresentar os resultados de forma clara e didática.
- Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ criativo e adequado.
- Utilizar adequadamente o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.