Aula sobre Analise Combinatoria Combinacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. É uma ferramenta importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na computação. O objetivo aqui é se concentrar na combinação, que é uma forma de escolher um grupo de elementos sem se importar com a ordem em que eles aparecem. Por exemplo, se temos 5 bolas numeradas de 1 a 5 e queremos escolher 3 delas, a combinação nos permite contar quantos grupos de 3 bolas podemos escolher, sem nos preocuparmos com a ordem em que elas aparecem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a combinação. Em seguida, peça aos alunos que pensem em exemplos de situações em que a combinação pode ser útil, como em sorteios, escolha de equipes, entre outros.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza a combinação em sua rotina e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de situações em que a combinação é utilizada, como em sorteios de loteria, escolha de equipes em campeonatos, entre outros. Estimule os alunos a participar da resolução dos exemplos, a fim de entender melhor como a combinação funciona na prática.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    A turma será dividida em grupos de 4 a 5 alunos para resolver uma lista de exercícios de combinação de diferentes níveis. O objetivo é que os alunos possam aplicar o que aprenderam na prática e trabalhar em equipe. Circule pela sala e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas soluções para os exercícios. Aproveite para conduzir uma discussão coletiva sobre as diferentes abordagens utilizadas. Promova um espaço seguro para os alunos compartilharem suas ideias e aprenderem uns com os outros.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano. Os incentive a pensar em exemplos práticos de situações em que a combinação pode ser útil.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuar explorando a análise combinatória.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver situações problemas a partir da combinação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Incentivar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios de combinação.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Criatividade e colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é a combinação.
  • Fornecer exemplos práticos de situações em que a combinação é utilizada.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos alunos na resolução dos exercícios.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos usuários da análise combinatória.
  • Trabalhar em grupo para resolver exercícios de combinação.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas na resolução dos exercícios.