Aula sobre Analise Combinatoria Combinacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na computação. O objetivo aqui é trabalhar especificamente com o conceito de combinação, a qual é a contagem de possibilidades de escolha de um determinado número de elementos de um conjunto. Para tornar o tema mais próximo do cotidiano dos estudantes, podemos apresentar exemplos como a escolha de uma equipe de futebol, a combinação de roupas para uma festa ou a escolha de um cardápio para um jantar.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre combinação e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Faça uma breve revisão sobre o conceito de conjunto e apresente o conceito de combinação.

    Apresente também exemplos práticos de combinação, como a escolha de uma equipe de futebol, a combinação de roupas para uma festa ou a escolha de um cardápio para um jantar. Estimule os alunos a participar da escolha dos elementos e da contagem das possibilidades.


  3. Etapa 3 - Exercícios práticos

    Introduza o princípio multiplicativo, utilizado para calcular o número de possibilidades de combinação. Compartilhe dois ou mais exercícios para que os estudantes façam em duplas para fixar o conceito.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e compartilhe com eles uma lista de exercícios para resolverem juntos. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Peça para os alunos fazerem o check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre combinação?". Aproveite este momento e peça para eles compartilharem com o colega do lado o que registraram.

  6. Etapa 6 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais exercícios ou a pesquisa sobre a aplicação da combinação em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a combinação.
  • Reconhecer a importância da combinação em aplicações e situações reais.
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula, nos registros de aprendizagem e na atividade para casa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar o princípio multiplicativo para calcular o número de possibilidades de combinação.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em reconhecer a aplicação da combinação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Preparar as atividades e avaliar os alunos durante a jornada de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e das discussões.
  • Resolver exercícios em duplas para fixar o conceito.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Realizar a atividade de casa.