Aula sobre Analise Combinatoria Combinacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A análise combinatória é uma área da matemática que estuda a contagem de possibilidades em situações que envolvem combinações e permutações. Ela é muito importante em diversas áreas, como na probabilidade, na estatística e na criptografia. O objetivo aqui é trabalhar especificamente com o tema "combinação", que é uma técnica utilizada para contar o número de maneiras que um conjunto de elementos pode ser escolhido sem considerar a ordem em que eles são escolhidos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, a metodologia ativa de gamificação será utilizada, por meio da criação de um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e aproveite para explicar o que é análise combinatória e o que é combinação. Permita que os alunos contribuam citando exemplos práticos onde é possível fazer uso da análise combinatória. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e comente como ela será utilizada na aula. Por fim, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, para poderem juntos criarem um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Construção do tabuleiro

    Os alunos irão construir o tabuleiro do jogo, o qual deve ter 51 casas. Eles podem utilizar papel cartão, canetas coloridas e outros materiais que estiverem disponíveis. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada grupo irá definir as regras do jogo, as quais devem compor o manual do jogo a ser criado também pelo grupo.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os alunos irão criar os cards de perguntas e ações, que devem ser distribuídos ao longo do tabuleiro. Eles podem utilizar papel sulfite e canetas coloridas para criar os cards. Auxilie os grupos a criarem perguntas e ações que sejam desafiadoras e relacionadas ao tema da aula, principalmente sobre combinação, princípio multiplicativo e espaço amostral.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Proponha que os grupos testem o jogo criado pelos outros grupos, jogando e respondendo às perguntas e realizando as ações. Circule pela sala, observando e auxiliando os grupos. Estimule os alunos a registrarem suas dúvidas e sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Peça aos alunos para discutirem coletivamente o que aprenderam sobre combinação e análise combinatória. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados, inclusive as sugestões de melhorias que anotaram. Procure tirar as dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo um resumo sobre a importância da análise combinatória no cotidiano. Retome os principais pontos da atividade, principalmente o objetivo de aprendizagem estabelecido. Aproveite para avaliar os alunos coletivamente, conforme os critérios estabelecidos, fornecendo feedbacks.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar cálculos que envolvam a análise combinatória e probabilidade, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro sobre o tema.
  • Proporcionar uma aula mais envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa de gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações incluídas no jogo.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação.
  • Auxiliar os alunos na construção do tabuleiro e na criação dos cards.
  • Mediar a discussão em grupo ao final da aula.
  • Tirar as dúvidas dos alunos e avaliá-los, fornecendo feedbacks.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.
  • Criar perguntas e ações desafiadoras e relacionadas ao tema da aula.
  • Participar ativamente da aula, jogando e respondendo às perguntas e realizando as ações.
  • Discutir em grupo sobre a análise combinatória e como elas estão presentes no cotidiano.
  • Avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.